Questões de Odontologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2017

Durante o exame da cavidade oral, a retirada de um tecido, ou de parte dele, para exame de diagnóstico deve ser realizada somente se não for possível obter o diagnóstico definitivo da lesão utilizando-se outras modalidades de avaliação. Considerando essa informação, ao se deparar com uma ulceração bucal, medindo 0,8 mm, em paciente com histórico de câncer bucal submetido a cirurgias extensas e à radioterapia, o cirurgião-dentista, ao fazer o controle, realiza a retirada dessa ulceração por

A figura precedente mostra uma fratura de esmalte/dentina sem exposição pulpar e sem invasão de espaços biológicos. Devido à ausência do fragmento dental, o profissional responsável pelo atendimento do paciente optou pela realização, no dente fraturado, de uma restauração direta de resina composta.

Nessa situação, durante o preparo cavitário, para garantir à restauração melhor mimetização e disfarçar a interface dente/restauração, deve-se fazer

Sobre selantes de fossas e fissuras, é correto afirmar:

O termo fator de configuração ou fator-C tem sido usado para descrever a relação entre as paredes aderidas e as não aderidas a um compósito no preparo cavitário. Quanto maior for o fator-C de um preparo, maior será a possibilidade de elevada tensão de contração de polimerização, a depender da forma como a restauração é executada. Nesse contexto, considere os seguintes aspectos relativos à técnica restauradora.

I A utilização de um sistema adesivo sem carga.

 II A utilização de uma base de ionômero de vidro modificado por resina.

III A utilização de uma resina fluida de alta viscosidade.

IV A inserção incremental e a fotoativação do compósito.

Os aspectos dessa técnica que reduzem os efeitos negativos do fator-C elevado estão nos itens

Um paciente do sexo masculino de 15 anos de idade procurou atendimento em uma clínica odontológica, por apresentar um dente superior com sensibilidade ao frio. Após exame clínico, foi verificada, no dente 16, uma lesão cariosa com cavidade Mésio-Ocluso-Distal. Ao exame radiográfico periapical, apresentou extensa área radiolúcida coronária, sugestiva de lesão de cárie próxima à câmara pulpar. Após a remoção da lesão cariosa, a cavidade apresentou-se bastante profunda, porém sem exposição pulpar. Na situação descrita, segundo Lopes & Siqueira 2015, que procedimentos clínicos devem ser executados, a fim de se restaurar esse dente com resina composta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis