Questões de Oceanografia

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A pesquisa-ação é um recurso de investigação do Educador Social. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações a seguir.

I O ciclo da pesquisa-ação é semelhante a um programa de pesquisa para testar hipóteses.

II Nesse tipo de pesquisa, documentam-se o percurso e as experiências educativas e se modificam a prática à medida que a reflexão ilumina a ação.

III A pesquisa-ação é essencialmente espontânea, consequentemente não exige planejamento.

IV Na pesquisa-ação, o mesmo grupo de educadores se reúne com periodicidade para avaliar e refletir sob sua prática cotidiana.

Das afirmações, estão corretas

Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm-se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão sobre essas questões pode ser realizada sob diferentes perspectivas teóricas, dentre elas a sociológica. Considere as informações, presentes no quadro a seguir, referentes às ideias de educação de um teórico da Sociologia.

É uma perspectiva estruturalista-funcionalista-sistêmica que considera a educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. A educação é um processo de socialização constante do indivíduo que tem por finalidade fazer dele um ser verdadeiramente humano. Entre sociedade e indivíduo, não existe propriamente conflito; a sociedade e o indivíduo são ideias interdependentes.

As ideias expostas nesse quadro são de

A educação como direito social é um dos meios para a materialização dos objetivos da República bem como para a redução das desigualdades sociais e a erradicação da pobreza e da marginalização. Em relação à importância da educação, considere as afirmativas a seguir.

I A educação é um dos meios necessários à efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana.

II Por intermédio da educação, o indivíduo se considera pertencente ao grupo, aumentando suas chances de reinserção no mercado de trabalho e luta pelos benefícios aos quais faz jus.

Em relação a essas afirmativas,

A análise dos conceitos “risco social” e “vulnerabilidade social” permite estabelecer algumas semelhanças e diferenças entre eles. Nesse sentido, considere as afirmações a seguir.

I Risco social se refere à situação de grupos, e vulnerabilidade social deve ser usada para situação fragilizada de indivíduos.

II Tanto risco social como vulnerabilidade social remetem às noções de carência e de exclusão.

III O risco social, diferentemente de vulnerabilidade social, tem sua principal causa na baixa renda dos grupos familiares não articulados.

IV A vulnerabilidade social, diferentemente de risco social, torna os indivíduos socialmente incapazes.

Das afirmações, estão corretas

A natureza evolutiva do processo periapical agudo faz com que o paciente apresente sensações dolorosas importantes associadas a alterações faciais e sistêmicas. A intervenção profissional não promove, necessariamente, o desaparecimento imediato dos sintomas, fazendo com que diferentes abordagens de tratamento, tanto local quanto sistêmicas, sejam instituídas pelos profissionais.

Considerando a conduta a ser adota em uma urgência para tratamento de um abcesso periapical agudo, assinale a alternativa correta.

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