Questões de Música da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da Quadrix

#Questão 1040903 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Considerando as figuras apresentadas, julgue o item.

No trecho musical da Figura 9, os acordes arpejados na partitura estão corretamente representados pelas cifras acima dela. 

#Questão 1040908 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Considerando as figuras acima, julgue o item.

O acorde representado pela Figura 5 é uma tríade de Fá sustenido maior na primeira inversão. 

#Questão 1040913 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Considerando as figuras acima, julgue o item.

O exemplo musical representado pela Figura 2 pode ser interpretado como pertencente a um compasso misto de 3/4 + 1/8.

#Questão 1040869 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

Considere-se que a professora de música de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental tenha proposto o desenvolvimento de uma atividade de criação musical por meio da percussão corporal, partindo da perspectiva de que tal atividade proporcionaria o envolvimento direto dos alunos com a música em suas diferentes possibilidades de interação, conforme proposto na BNCC. Considere-se, ainda, que ela tenha pedido aos alunos que explorassem as possibilidades corporais e que, além dos aspectos rítmicos, atentassem aos aspectos timbrísticos e sonoros por meio da percussão vocal. Suponha-se também que, ao final, a professora tenha solicitado aos estudantes um registro musical por escrito, entregando folhas em branco para que eles pudessem grafar a composição por meio da construção de uma partitura não convencional, mas que um aluno tenha decidido escrever sua criação a partir da partitura convencional. Nessa situação hipotética, a professora não deverá aceitar a atividade do aluno que desejava escrever sua criação a partir da partitura convencional, pois, segundo os pressupostos pedagógico-musicais para o ensino de arte/música previstos na BNCC, o aluno deve explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente as práticas e produções artísticas em suas relações entre as linguagens da arte e suas práticas integradas, não podendo, portanto, utilizar partitura tradicional em sala de aula.

#Questão 1040870 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.

Considere-se que o professor Carlos tenha sido convidado para compor uma equipe interdisciplinar que produziria um festival cultural em uma escola. Considere-se que os professores de artes visuais e artes cênicas dessa escola estivessem planejando compor uma oficina de criação de fantoches junto com a elaboração de uma dramatização sobre a cultura da sociedade medieval, mas que Carlos tenha resolvido ministrar, separadamente, uma master class a respeito de execução musical sobre esse tema, de modo que, apesar de não estar envolvido na proposta de criação e dramatização dos fantoches, ele contemplaria, em sua master class, durante o festival, músicas da mesma cultura em questão. É correto afirmar que, nessa situação hipotética, o professor não trabalhou no festival de forma interdisciplinar, visto que, de acordo com as metodologias e com os pressupostos pedagógicos musicais, a função da música na perspectiva interdisciplinar é combinar os conteúdos, as técnicas e as habilidades musicais com as demais áreas artísticas, devendo o professor estar diretamente envolvido com as demais disciplinas da escola em um projeto cultural. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis