Questões de Música da IF PI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da IF PI

A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:

Multiplique o número de alterações da armadura da tonalidade homônima de Ré menor pelo número de alterações da armadura de fá menor (___ x ___=___). Divida o resultado pelo número que representa o grau da subdominante (___ : ___=___). Agora, adicione o número de graus da escala contidos numa escala diatônica maior (___+___=___). Por último, subtraia do resultado o número de alterações contidas na armadura da relativa menor de Si Maior (___-___=___). Sua resposta deverá ser um número igual à divisão do número de sonatas para piano escritas por Ludwig van Beethoven, dividido pelo número de sinfonias escritas por Johannes Brahms menos o número da sinfonia de Gustav Mahler que antecede a sua sinfonia que se tornou mais conhecida pela presença do famoso Adagietto no quarto movimento (___ : ___=___ - ___ = ___). A alternativa correta é:

Analise as afirmações abaixo:

- No século XIII era um tipo de composição vocal (normalmente a três vozes), feita a partir de um cantochão preexistente (escrito na voz inferior) em que se adicionavam textos independentes (às vezes em idiomas diferentes) nas duas vozes superiores;

- No renascimento, de 1450 a 1600, tornou-se uma refinada peça polifônica, composta a partir de um texto religioso latino cuja preocupação fundamental era a relação entre texto e música;

- No século XVII esse tipo composicional aparece também na forma de uma obra solo com acompanhamento em composições de Alessandro Grandi e outros;

- Foi bastante utilizado por compositores da primeira metade do século XVIII (incluindo J. S. Bach), tornando-se a partir de 1750 um tipo composicional menos frequente na literatura musical posterior.

Ao longo da história, os músicos utilizaram com frequência uma mesma palavra para designar novas coisas. Segundo Burkholder e Palisca (2006, p. xiii) e Randel (2009, p. 748-751), tais características identificam o seguinte tipo de composição:

O trompista da orquestra foi alocado para executar a parte do sax tenor em Sib no tom de Sol maior. A trompa tem aposto ao seu nome a escala de fá (ao tocar um Dó escrito, estará soando um Fá uma quinta justa abaixo). Analise as seguintes asserções:

Para que o trompista executante da trompa em fá toque a parte do sax tenor Sib no tom de Sol maior (escrita na clave de sol empregando a leitura por claves), deverá, portanto, empregar a clave de Dó na segunda linha com armadura de clave de uma tonalidade uma quarta abaixo da parte original

porque

quando um sax tenor lê um Dó escrito, estará soando um Sib uma segunda composta (nona maior abaixo). Para a trompa tocar um Sib,deverá estar lendo um Fá escrito uma quinta justa acima do Sib de efeito, com armadura de clave de uma tonalidade uma quinta justa abaixo da parte original.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

"Ser um regente coral é como ser, ao mesmo tempo, organista e construtor de órgãos - o regente deve construir o instrumento coral com a mesma competência que o toca" (BRANDVIK, 1993, p. 148). Com base no texto acima apresentado, analise as afirmações a respeito da função do regente na formação de grupos vocais na atualidade:

I O regente deve trabalhar a homogeneidade coral como uma proposta timbrística única, de afinação refinada e unificada da produção dos sons vocálicos, da precisão rítmica e do equilíbrio sonoro.

II Uma vez que o resultado sonoro do coral depende do desenvolvimento técnico dos cantores, é preciso que o regente assuma a função de pianista e preparador vocal, instruindo, sobretudo, os vários fundamentos da técnica vocal.

III Será necessário que o regente conscientize os cantores a respeito de uma produção vocal adequada e saudável, orientando também o desenvolvimento da habilidade de "transitar" de um registro vocal para outro sem que haja perda da qualidade sonora.

IV A precisão rítmica deve ser desenvolvida pelo regente através de um senso comum de ritmo interno e do trabalho com a dicção, uma vez que muitos problemas rítmicos estão relacionados à articulação consonantal deficiente, à duração incorreta dos sons vocálicos e à precipitação dos ditongos.

V Um grupo vocal que se propõe a executar obras de estilos diferentes deve evitar ter um som único. Com conhecimento técnico eficiente, regente e cantores podem desenvolver um trabalho de exploração de sonoridades vocais diversas, apropriadas para a execução de repertório de diferentes estilos.

Estão corretos os itens:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis