Questões sobre Música

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Música

No que se refere às técnicas e aos materiais da composição musical, o método pedagógico proposto por Paul Hindemith (Práctica de la composición a dos voces) visa

Escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações.

( ) Santo Agostinho foi o primeiro filósofo a sintetizar o pensamento clássico e revive-lo em conformidade com o novo contexto cristão. Desde os primórdios do cristianismo, a música – ao mesmo tempo em que se reconhecia profundamente em débito com as concepções pitagóricas e platônicas e sua intrínseca relação como o mundo pagão –, oscilava entre duas atitudes incompatíveis: de um lado era entendida como fonte de corrupção, de outro, de ascese espiritual.

( ) Sabemos que a doutrina pitagórica foi muito além do aspecto matemático, ensejava fortes aspectos moralista, metafísico e político-pedagógico. Segundo os pitagóricos, a música, sendo ela capaz de imitar a virtude, era capaz de erradicar o vício e purificar a alma – exercendo, assim, uma função catártica – e restabelecer a harmonia da alma. A dimensão ética e pedagógica da música foi um terreno fecundo para a filosofia antiga e manteve-se fortemente presente durante o primeiro milênio da Era Cristã.

( ) Apenas ao final do primeiro milênio surge uma nova atitude no pensamento musical. Os escritos sobre música deixavam de ser abstratos e ocupavam-se, cada vez mais, de assuntos concretos. O ensino da música concreta demandava novas exigências educacionais, na medida em que se via surgir uma nova tomada de consciência das diferenças de estilos musicais entre a tradição gregoriana e a práxis polifônica. Pouco a pouco vemos a antiga visão teológico-cosmológica da música ceder espaço para uma vertente que levará ao surgimento da estética musical.

( ) Schopenhauer partilha da visão da inefabilidade da música, tema recorrente que sempre retorna com mais vigor. Só podemos falar da música por metáforas, visto que ela se constitui como uma linguagem absoluta e intraduzível. Daí somente ela, enquanto linguagem inefável, ser capaz de significar as dimensões inefáveis do mundo. Para ele, a música é a fonte suprema do conhecimento, revelando o sentido a priori das coisas, antes mesmo delas serem significadas pela linguagem comum. O conteúdo de verdade da música está no fato de ela não ser representação e sim expressão.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A parceria entre Lulu Santos e Nelson Motta, em 1983, apresentou a conexão entre a juventude carioca dos anos 80 e a juventude carioca dos anos 60 do século passado, em um diálogo entre a velha bossa nova e o novo rock and roll. A balada oferece diversos elementos poéticos e musicais que unem duas gerações musicais. A figura precedente mostra um trecho da partitura dessa obra. Tendo como base esse trecho, assinale a opção correta.

O músico Jacob do Bandolim foi considerado um perfeccionista do choro, devido a seus critérios para a escolha de repertório, a elaboração de arranjos, a escolha de músicos e de parâmetros para suas composições próprias. No entanto, o rigor pessoal não interferiu na espontaneidade de suas composições. Noites Cariocas foi gravada originalmente em um disco de 78 RPM, no ano de 1957, e desde então representa o estilo gracioso e malandro de um período áureo da música brasileira. A figura precedente apresenta um trecho da partitura dessa composição. Com base no fragmento apresentado, assinale a opção correta a respeito da harmonização.

A descrição precedente aplica-se ao gênero popular

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis