Questões sobre Música

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Música

Criado em meados dos anos 80, é o grupo de câmara em atividade mais antigo do Ceará. Seu nome homenageia o grande autor seiscentista cuja obra teórica é a principal fonte de estudos da música barroca. Ao final dos anos 90, o

A ação política que visibilizou e potencializou uma rede, até então invisível, de espaços, muitas vezes, informais, voltados às práticas culturais localizadas em regiões (das cidades ou do país) consideradas periféricas, reforçando, mais uma vez, o importante papel que a identidade territorial exerce nos processos culturais é denominada de

Provavelmente sem a figura de George Martin, que acompanhou o grupo em toda sua carreira — com exceção de Let it Be —, o que se convencionou chamar de sonoridade dos Beatles não existiria. Martin também é um ótimo exemplo para a discussão sobre sua atuação tanto na área musical —um dos arranjos mais significativos do grupo foi realizado por ele, em “Eleanor Rigby”, utilizando um octeto de cordas — como na área técnica — foi dele a ideia de utilizar duas máquinas de quatro canais sincronizadas para a gravação de “Sargent Pepper’s...”. (PAIVA, E. Intercom, 2017).

O texto de José Paiva, acima adaptado, refere-se ao trabalho de um

No que diz respeito às artes, ainda persiste a ideia de que uma avaliação não pode ser objetiva quando se trata de áreas que envolvem a criatividade: no caso da música, por exemplo, o que deve ser avaliado nem sempre tem uma resposta muito clara e simples.

Considerando os critérios para avaliação nas três formas de envolvimento musical: apreciação, execução e composição, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A “Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical” de Swanwick e Tillman constitui-se como um referencial valioso para o processo de ensino-aprendizagem em música e uma mais valia para avaliação da performance instrumental.

( ) Uma avaliação livre da performance musical, sem os referenciais teóricos produzidos pelo modelo T.E.C.L.A., atribui grande valorização à dimensão do Valor e uma valorização reduzida da dimensão da Expressão.

( ) Parâmetros como respeito pelo texto musical, escolha de andamento, estabilidade rítmica e uso de dinâmicas situam-se no modo Pessoal do estágio Forma (Swanwick) e permitem avaliar a capacidade para tocar com sentido expressivo e bom gosto musical.

( ) A avaliação em música pode atender apenas a critérios específicos do processo de ensino/aprendizagem, (como “o cumprimento dos objetivos”, “o reconhecimento do nível do aluno”, “o desempenho do professor”) ou a elementos de atitude/disciplina (“estimular o aluno”, “conferir seriedade à disciplina”, “cobrar disciplina e estudo” ).

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

As diferentes correntes estéticas da música contemporânea compartilham traços gerais ao mesmo tempo em que podem ser diferenciadas segundo três acepções: continuidade da modernidade, retorno à tradição e superação do modernismo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis