Listagem de Questões sobre Geral
Com relação aos instrumentos transpositores, assinale a alternativa correta.
Na partitura da clarineta em Si bemol, as notas são escritas uma terça maior do que elas soam.
A partitura do contrabaixo utiliza a clave de Dó na terceira linha, por ser ele instrumento transpositor.
Na partitura do saxofone contralto em Mi bemol, as notas escritas soam uma sexta maior abaixo.
quinta justa acima do que está na partitura.
Os tímpanos são afinados uma segunda maior do que está escrito na partitura.
Com relação à classificação dos instrumentos musicais, assinale a alternativa correta.
Matracas e castanholas são exemplos que pertencem ao grupo dos membranofones.
Todos os instrumentos de sopro estão incluídos no naipe das madeiras.
No grupo dos cordofones, estão o teclado e o órgão.
O conjunto dos instrumentos de cordas friccionadas incluem a harpa e o piano.
No grupo dos aerofones, estão incluídos os instrumentos de sopro.
Keith Swanwick, em seu artigo Permanecendo fiel à música na educação musical (Anais da ABEM, n.º 2, 1993, p.19-32), trata de posicionamentos ou visões de educação musical na perspectiva de três tipos de professores de música: professor como caixa postal; professor como jardineiro; e professor como agente cultural. No final do artigo, o autor propõe um quarto tipo — o professor como músico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
O professor caixa postal ocupa-se com métodos criativos, centrados nas necessidades do aluno.
Enquanto o professor jardineiro desenvolve no aluno as habilidades de desempenho instrumental, o caixa postal desenvolve as habilidades de leitura e escrita.
Dois princípios sustentam a abordagem do professor de música: todos necessitam experimentar sentimento de realização; e o ensino musical deve incluir experiência musical direta.
Enquanto a abordagem do professor jardineiro valoriza as tradições orais, o agente cultural enfatiza a música popular vinculada nas mídias.
O professor músico acredita no talento nato dos alunos e na propriedade da aula de música de desenvolver talentos.
No folclore, a música está presente nas canções populares, nos instrumentos e nas danças, e suas manifestações culturais têm relação frequente com temas de cunho religioso ou de trabalho. A respeito das festas e da música folclórica do Brasil, assinale a alternativa correta.
Embora o fandango seja uma festa religiosa, são utilizados tambores na sua formação instrumental.
A Festa do Divino relembra os primeiros índios encontrados no litoral do Brasil.
O congado tem influência da cultura holandesa no nordeste, sendo acompanhado por violões de diferentes tamanhos.
O boi é o personagem central em muitas festas populares do Brasil, e mereceu até uma arena em formato de cabeça de boi (bumbódromo) no Festival Folclórico de Parintins (AM).
As parlendas, como parte do folclore brasileiro, são cantadas pelos violeiros do maracatu.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
A respeito da relação de Villa-Lobos com o canto, tratada no texto VII, assinale a alternativa correta.
O texto VII demonstra a importância que Villa-Lobos dava ao canto e que justificava seu projeto em que o aluno iniciava cantando no coral e terminava tocando na orquestra da escola.
Antes de participarem do Canto Orfeônico, os alunos tinham aulas de leitura de partitura.
Assim como Villa-Lobos, Kodály propôs um método que enfatizava a voz e os elementos do folclore do seu país.
Carl Orff propôs um método de musicalização similar ao de Villa-Lobos, especialmente na ênfase que dava à improvisação vocal.
Embora Villa-Lobos apoiasse o governo totalitário de Getúlio Vargas, negou-se a compor canções com temáticas cívicas e de disciplina social.
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