Listagem de Questões sobre Geral
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
A respeito da relação de Villa-Lobos com o canto, tratada no texto VII, assinale a alternativa correta.
O texto VII demonstra a importância que Villa-Lobos dava ao canto e que justificava seu projeto em que o aluno iniciava cantando no coral e terminava tocando na orquestra da escola.
Antes de participarem do Canto Orfeônico, os alunos tinham aulas de leitura de partitura.
Assim como Villa-Lobos, Kodály propôs um método que enfatizava a voz e os elementos do folclore do seu país.
Carl Orff propôs um método de musicalização similar ao de Villa-Lobos, especialmente na ênfase que dava à improvisação vocal.
Embora Villa-Lobos apoiasse o governo totalitário de Getúlio Vargas, negou-se a compor canções com temáticas cívicas e de disciplina social.
Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.
Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.
Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.
Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.
Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.
Assinale a alternativa correta com relação ao compasso da melodia I.
O compasso é quaternário, definindo a mínima como unidade de tempo.
O numerador do compasso indica a figura que preenche o compasso, que, no caso, é a semínima.
O compasso é binário, definindo a colcheia como figura que vale um tempo.
O denominador indica que, a cada quatro tempos, é colocada a barra de compasso.
O compasso é binário, sendo o conjunto das quatro semicolcheias executadas em um tempo.
Texto VI, para responder às questões 32 e 33.
O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.
Em relação ao texto VI e às tendências do ensino da música nas escolas do Brasil, assinale a alternativa correta.
Acerca da formação específica do professor de música, tópico do veto no Art. 2.º, é sabido que os cursos de bacharelado e licenciatura é que legalmente formam o professor de música para atuar na Educação Básica.
O método Suzuki pode ser uma alternativa para a aula de música na escola, uma vez que utiliza a voz como instrumento principal de musicalização.
O método de Keith Swanwick para musicalização de bebês pode bem ser adaptado ao ensino de música na Educação Básica.
A Lei de que trata o texto VI tem sido amplamente discutida nos últimos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
A Lei n.º 11.769/2008, ao colocar a música no componente curricular obrigatório, apoia a abordagem polivalente da educação artística.
Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.
LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O termo “não exclusivo” do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.
Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.
A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.
A “Educação Básica”, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.
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