Listagem de Questões sobre Geral
Inserindo ou retirando alterações na melodia I, ela poderia não só mudar o modo como também passar a soar tonal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Adicionando o Dó# e o Sol# na armadura de clave, a melodia passaria para Lá Maior.
Inserindo o sustenido somente na nota Sol, a melodia ficaria na tonalidade de Lá menor na sua forma melódica.
Retirando a armadura de clave, a melodia continuaria a soar modal, mas no frígio.
Retirando o Fá# da armadura e colocando o Ré#, a melodia passaria a soar na tonalidade de Mi menor na sua forma harmônica.
Adicionando três sustenidos à armadura de clave, a melodia passaria a soar na tonalidade de Dó# maior.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
No livro De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação (2005), Marisa Fonterrada trata de duas gerações de educadores do século XX. Na primeira, inclui Émile-Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi Suzuki. Na segunda geração, a autora cita George Self, John Paynter, Boris Porema e Murray Schafer. Acerca das abordagens desses educadores, assinale a alternativa correta.
De todos os educadores da primeira geração, Willems é o que mais enfatiza o movimento corporal e rítmico.
De todos os educadores da primeira geração, Dalcroze utiliza a voz cantada e é o que mais se ocupa com a questão auditiva – sensorial, afetiva e a inteligente.
Dos educadores da segunda geração, Porema e Schafer assemelham-se na defesa da música contemporânea vista como objeto de estudo no processo de desenvolvimento de programas de educação musical nas escolas.
Todos os educadores da segunda geração trabalham com escrita musical e símbolos não-convencionais, alinhados às tendências dos compositores da vanguarda da época.
Texto VI, para responder às questões 32 e 33.
O presidente Lula sancionou, em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. O art. 1.º desta Lei acrescenta um 6.o parágrafo à LDB (1996), que é: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular”. O Art. 2.º veta a exigência de formação específica do professor de música, enquanto o Art. 3.º estabelece o prazo de três anos letivos para que os sistemas de ensino adaptem-se às exigências estabelecidas nos artigos 1.º e 2.º da Lei.
Em relação ao texto VI e às tendências do ensino da música nas escolas do Brasil, assinale a alternativa correta.
Acerca da formação específica do professor de música, tópico do veto no Art. 2.º, é sabido que os cursos de bacharelado e licenciatura é que legalmente formam o professor de música para atuar na Educação Básica.
O método Suzuki pode ser uma alternativa para a aula de música na escola, uma vez que utiliza a voz como instrumento principal de musicalização.
O método de Keith Swanwick para musicalização de bebês pode bem ser adaptado ao ensino de música na Educação Básica.
A Lei de que trata o texto VI tem sido amplamente discutida nos últimos Encontros Anuais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
A Lei n.º 11.769/2008, ao colocar a música no componente curricular obrigatório, apoia a abordagem polivalente da educação artística.
Com base no texto VI e no ensino da arte/música nas escolas brasileiras, assinale a alternativa correta.
LDB é a abreviatura de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O termo “não exclusivo” do texto VI refere-se aos conteúdos da Literatura de Arte.
Até a assinatura da Lei n.º 11.769/2008, a música não existia na escola.
A Lei n.º 11.769/2008 acaba com a Lei anterior do Canto Orfeônico.
A “Educação Básica”, citada no texto VI, refere-se apenas ao ensino médio.
A escrita musical envolve regras específicas de grafia, que podem incluir tipos diferenciados de sinais, tanto para articulações e repetições quanto para ornamentações. Acerca desse assunto e da melodia I, assinale a alternativa correta.
A barra de compasso final com os dois pontos na terceira linha da pauta indica um ritornello.
A pausa da colcheia deveria ter o colchete escrito do lado direito.
No primeiro compasso completo, as notas Lá e Sol deveriam ser escritas com hastes para baixo.
O sustenido, colocado na primeira linha da pauta, antes da fórmula de compasso e da clave, indica o lugar da nota que deverá ser alterada na música.
No compasso 4, aparece uma apojatura ligada a uma colcheia, indicando que as duas notas devem ser executadas em alternância rápida, na forma de um trinado.
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