Com relação à classificação dos instrumentos musicais, a...

Música - Geral - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010 - SEPLAG / SEE/DF - Professor de Educação Básica

Com relação à classificação dos instrumentos musicais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Matracas e castanholas são exemplos que pertencem ao grupo dos membranofones.

  • B.

    Todos os instrumentos de sopro estão incluídos no naipe das madeiras.

  • C.

    No grupo dos cordofones, estão o teclado e o órgão.

  • D.

    O conjunto dos instrumentos de cordas friccionadas incluem a harpa e o piano.

  • E.

    No grupo dos aerofones, estão incluídos os instrumentos de sopro.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Psicologia

O cuidado ao portador de transtorno psíquico na atenção básica em saúde, através da principal porta de entrada do sistema de saúde, deverá ser de acolhimento, escuta e estabelecimento de vínculo, que, de acordo com os princípios da Reforma Sanitária e Psiquiátrica, deverá ser de dinâmica ágil e com ousada penetração nas redes sociais. Qual é essa principal porta de entrada do sistema de saúde?

Resolva a questão aqui ›


O legado dos movimentos sociais, revigorados na luta contra a ditadura militar, foi a construção de um formidável sistema de proteção social no Brasil, conquistado na contramão do pensamento neoliberal hegemônico e do movimento em direção ao Estado Mínimo a que foram submetidos, via de regra, os países subdesenvolvidos, incluindo os da América Latina.

De acordo com Adam Smith, nenhuma sociedade pode ser florescente e feliz, se a grande maioria dos seus membros for pobre e miserável; além disso, manda a justiça que aqueles que alimentam, vestem e dão alojamento ao corpo inteiro da nação tenham uma participação tal na produção de seu próprio trabalho, que esses mesmos possam ter mais que alimentação, roupa e moradia apenas sofrível. Adam Smith. defendia que os salários dos trabalhadores manuais deveriam, por uma questão de justiça, estar acima das condições de subsistência. Smith introduziu, assim, uma dimensão ética à distribuição de renda que a maioria dos economistas neoclássicos procurou evitar e contestar. Posteriormente, no início do século XX, muitos economistas institucionalistas, refletindo acerca das condições concretas dos trabalhadores, reconheceram que amplos grupos da força de trabalho ficaram contidos em uma armadilha de pobreza, baixa qualificação e baixos salários. O reconhecimento dessa armadilha constituiu o sentido principal da institucionalização do salário mínimo. Em decorrência das lutas sociais, o salário mínimo foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra em 1909 e nos EUA em 1938.

Resolva a questão aqui ›


Em uma conjuntura nacional de redução de direitos, de precarização do trabalho e da mercantilização da educação, o debate sobre estágio supervisionado em serviço social torna‐se imprescindível para uma formação profissional qualificada e comprometida com o projeto ético‐político da profissão. Dessa forma, os documentos que regulam e normatizam o estágio em serviço social, como a Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Resolução CFESS n.º 533/2008, devem ser amplamente divulgados, compreendidos e materializados no cotidiano do exercício profissional. A respeito desses documentos, julgue os itens de 81 a 85. A supervisão direta do estágio supervisionado em serviço social é definida como o acompanhamento sistemático e contínuo do supervisor de campo ao estudante de serviço social.

Resolva a questão aqui ›