Questões sobre Geral

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Listagem de Questões sobre Geral

Analise as afirmações abaixo:

- No século XIII era um tipo de composição vocal (normalmente a três vozes), feita a partir de um cantochão preexistente (escrito na voz inferior) em que se adicionavam textos independentes (às vezes em idiomas diferentes) nas duas vozes superiores;

- No renascimento, de 1450 a 1600, tornou-se uma refinada peça polifônica, composta a partir de um texto religioso latino cuja preocupação fundamental era a relação entre texto e música;

- No século XVII esse tipo composicional aparece também na forma de uma obra solo com acompanhamento em composições de Alessandro Grandi e outros;

- Foi bastante utilizado por compositores da primeira metade do século XVIII (incluindo J. S. Bach), tornando-se a partir de 1750 um tipo composicional menos frequente na literatura musical posterior.

Ao longo da história, os músicos utilizaram com frequência uma mesma palavra para designar novas coisas. Segundo Burkholder e Palisca (2006, p. xiii) e Randel (2009, p. 748-751), tais características identificam o seguinte tipo de composição:

O trompista da orquestra foi alocado para executar a parte do sax tenor em Sib no tom de Sol maior. A trompa tem aposto ao seu nome a escala de fá (ao tocar um Dó escrito, estará soando um Fá uma quinta justa abaixo). Analise as seguintes asserções:

Para que o trompista executante da trompa em fá toque a parte do sax tenor Sib no tom de Sol maior (escrita na clave de sol empregando a leitura por claves), deverá, portanto, empregar a clave de Dó na segunda linha com armadura de clave de uma tonalidade uma quarta abaixo da parte original

porque

quando um sax tenor lê um Dó escrito, estará soando um Sib uma segunda composta (nona maior abaixo). Para a trompa tocar um Sib,deverá estar lendo um Fá escrito uma quinta justa acima do Sib de efeito, com armadura de clave de uma tonalidade uma quinta justa abaixo da parte original.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

"Ser um regente coral é como ser, ao mesmo tempo, organista e construtor de órgãos - o regente deve construir o instrumento coral com a mesma competência que o toca" (BRANDVIK, 1993, p. 148). Com base no texto acima apresentado, analise as afirmações a respeito da função do regente na formação de grupos vocais na atualidade:

I O regente deve trabalhar a homogeneidade coral como uma proposta timbrística única, de afinação refinada e unificada da produção dos sons vocálicos, da precisão rítmica e do equilíbrio sonoro.

II Uma vez que o resultado sonoro do coral depende do desenvolvimento técnico dos cantores, é preciso que o regente assuma a função de pianista e preparador vocal, instruindo, sobretudo, os vários fundamentos da técnica vocal.

III Será necessário que o regente conscientize os cantores a respeito de uma produção vocal adequada e saudável, orientando também o desenvolvimento da habilidade de "transitar" de um registro vocal para outro sem que haja perda da qualidade sonora.

IV A precisão rítmica deve ser desenvolvida pelo regente através de um senso comum de ritmo interno e do trabalho com a dicção, uma vez que muitos problemas rítmicos estão relacionados à articulação consonantal deficiente, à duração incorreta dos sons vocálicos e à precipitação dos ditongos.

V Um grupo vocal que se propõe a executar obras de estilos diferentes deve evitar ter um som único. Com conhecimento técnico eficiente, regente e cantores podem desenvolver um trabalho de exploração de sonoridades vocais diversas, apropriadas para a execução de repertório de diferentes estilos.

Estão corretos os itens:

Os métodos de ensino de piano propostos por Leila Fletcher, Alice Botelho, James Bastien e Robert Pace buscam aproximar o código musical ao estudante logo nas lições iniciais. Entretanto, o código utilizado para representar a notação musical dita ‘tradicional’ poderá adaptar-se aos interesses pedagógicos de cada autor. Assim, podemos afirmar que esta transformação do código musical está orientada por critérios presentes em cada método.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:

Considere as Assertivas abaixo:

I O regente é um artista músico, de sólida formação em estudos musicais, chefe, dirigente ou diretor, coordenador, líder que tem a capacidade de assumir a responsabilidade total pela execução musical frente a disposições corais e ∕ ou orquestrais.

II O regente deve estudar a partitura, conceberlhe o plano geral, examinar as partes diferentes dos instrumentos, decompondo-os, frase por frase, evitando que os músicos tenham de estudar as partes cavadas. Sempre que possível, deve aprender de cor, mesmo que, durante a execução pública, ele mantenha, por precaução, a partitura aberta, disponível diante de si.

III O regente marca as nuances de duas maneiras diferentes: tanto com a mão direita (da batuta) quanto com a esquerda (expressiva). A independência das duas mãos é recomendada. A direita se reserva mais à rítmica, enquanto que a esquerda, em princípio, mais ao fraseado e a expressão.

IV O regente não somente marca o ritmo, garantindo a unidade de todos os executantes (início, permanência e conclusão), o andamento, equilíbrio de tensão e fraseado dos diversos grupos, assegurando, com gestuação apropriada, a entrada de solistas ou de grupos nos momentos devidos, como também disciplina, orienta e elabora o conjunto vocal e ∕ ou instrumental, interpreta a obra de acordo com o autor, estilo e época.

 Está(tão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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