Listagem de Questões sobre Geral
Considerando a maneira de produção de som, é correta a classificação dos seguintes instrumentos musicais:
Aerofones: saxhorne, requinta, guitarra e órgão de tubos.
Aerofones: tuba contralto, saxhorne em Mib, cornetas em Sib e flautim.
Cordofones: bandolim, cravo, órgão de tubos, berimbau e trompa em Fá.
Cordofone: violão, piano, carrilhão, trompa em Fá, sax em Sib e alaúde.
Aerofones: flauta transversa, flautim, trombone de vara, timbaleta, xilofone e clarineta em Sib.
A prática coral consiste em um processo de musicalização, em que o trabalho tem o foco no coletivo como instrumento de expressão musical e social, fazendo com que os cantores consigam expressar-se no grupo e em grupo, através da música. Assim sendo, podemos afirmar:
Isto é possível apenas em coros infantis.
O processo de musicalização é específico da prática coral.
O instrumento de expressão musical a que se refere o texto é o cantor.
O canto orfeônico foi decisivo para a implantação, no século XIX, de uma mentalidade musical no Brasil.
Cada parte do coro constrói a sua musicalidade através das relações existentes neste grupo, contribuindo para a sonoridade do todo.
Embora existam alguns padrões preestabelecidos usados em épocas passadas e atualmente para a formação de conjuntos musicais vocais e/ou instrumentais, a história nos mostra que esses grupos, em muitos casos, eram formados em consonância com a disponibilidade de recursos (humanos e/ou financeiros) do patrão ou entidade patrocinadora, cabendo ao regente a tarefa de adequar o contingente disponível, de forma a equilibrar a sonoridade da peça a ser executada. Dentro desta perspectiva, indique a alternativa ERRADA sobre os deveres do regente no momento de compor um agrupamento instrumental e/ou vocal, de forma que este desempenhe uma atividade musical condizente com o repertório a ser executado.
Distribuir adequadamente o contingente disponível para conseguir o equilíbrio sonoro.
Ter noções de arranjo e orquestração para ajustar a música ao conjunto de músicos disponível.
Deixar as partes mais difíceis a cargo dos músicos mais habilidosos, de forma que não haja prejuízo no fluxo da música.
Procurar sempre um repertório que agrade ao público, independentemente de este ser fácil ou difícil para os executantes.
Saber escolher o repertório condizente com o agrupamento disponível, de forma que este execute-o com segurança e êxito.
De acordo com Torres, Schmelin, Teixeira e Souza (2003, p. 62), "o professor de música, assim como o regente escolar, é essencialmente um selecionador de repertório". Neste contexto, os autores acima citados estão querendo dizer que:
I Propor conteúdos de forma didática implica escolher não necessariamente aquilo que se julga digno de ser apresentado.
II Nessas escolhas, não estão embutidas as maneiras de ser de cada professor ou regente, com suas histórias, trajetórias e memórias biográficas musicais.
III A articulação regente-professor-aluno tem que ser muito bem trabalhada no sentido de que este último sinta-se estimulado a buscar crescimento em seu instrumento.
IV Tanto professores como regentes selecionam, dentre as incontáveis manifestações musicais, aquelas que julguem ser as mais importantes para o processo de ensino e aprendizagem musical.
Marque a alternativa correta em termos de assertivas:
Apenas I está correta.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Escreva verdadeiro (V) ou falso (F) em cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa que corresponda à sequência correta:
( ) O instrumento de registro mais grave numa orquestra é o contrabaixo.
( ) A extensão das vozes dos(as) cantores(as) depende de treino e de sua constituição física.
( ) Os instrumentos de madeira são assim nomeados porque originalmente eles eram feitos de madeira.
( ) A técnica de tocar as cordas de um instrumento de cordas friccionadas com os dedos, ao invés do arco, é conhecida por dedilhado.
( ) A diferença básica entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica reside no fato de que a primeira não possui o naipe das cordas.
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