Listagem de Questões sobre Geral
Assinale a alternativa CORRETA:
Na execução em uníssono, os sons devem guardar exatamente a mesma altura, portanto, se as melodias são executadas por vozes ou instrumentos simultaneamente usando as mesmas notas em oitavas diferentes, não podemos considerar esse tipo de execução uníssono.
Chama-se tocar ou cantar em uníssono quando dois ou mais instrumentos, ou duas ou mais vozes, tocam ou cantam, simultaneamente, a mesma melodia.
O uníssono nas claves consiste em escrever o mesmo trecho de música em claves diferentes, efetuando as transposições que a melodia exigir.
A palavra uníssono significa mesmo tom.
O trecho no qual se encontram modulações chama-se de modulante, o trecho escrito num só tom, isto é sem modulações, chama-se uníssono.
Quanto à modulações deve-se observar o seguinte: o trecho deve começar e terminar no mesmo modo, contudo, pode começar em um tom e terminar em outro.
As modulações somente poderão ser efetuadas para tons vizinhos.
A modulação consiste na passagem de um tom para outro, no decorrer de um trecho da música.
Sobre escalas cromáticas, é CORRETO afirmar que:
Escalas cromáticas são aquelas formadas exclusivamente por intervalos de semitons, diatônicos e enarmônicos.
As escalas cromáticas por serem formadas de semitons, não permitem que se faça a distinção entre modo maior e modo menor.
Entram na constituição das escalas cromáticas 13 notas (07 naturais e 06 alteradas), formando 13 semitons (08 cromáticos e 05 diatônicos).
Quanto à escolha de acordes para bons encadeamentos, é CORRETO afirmar que:
A cifragem do baixo depende da escolha dos acordes que melhor prestam a bons encadeamentos.
Podem ser considerados bons encadeamentos aqueles cujas fundamentais procedem por 2ª e 7ª ascendente ou descendente.
O encadeamento III_I produz bom efeito e exemplifica bem a escolha de acordes para bons encadeamentos.
São bons encadeamentos aqueles cujos graus são encontrados por 3ª ascendente, quando formados por graus ímpares.
Sobre cadências harmônicas, é CORRETO afirmar que:
A cadência perfeita é o repouso sobre o encadeamento V_I, com ambos os acordes na primeira inversão.
As cadências harmônicas são caracterizadas pelo baixo e denominadas de acordo com os graus sobre os quais se dá o repouso da frase ou membro de frase ou período.
Assim como ocorre na cadência perfeita, o efeito conclusivo da cadência imperfeita é amplamente preservado pois, o repouso se dá na cadência imperfeita sobre os mesmos graus da cadência perfeita.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}