Questões de Música do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música do ano 2025

Sobre a música africana “Funga Alafia”, escrita abaixo, analise as afirmações a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



I Seu compasso composto e ritmo sincopado induzem à dança e ao movimento.

II A frase de resposta finaliza de maneira ascendente.

III A barra final indica repetição de toda a música.

IV Sua tonalidade é Dó Maior.


Estão corretas, as afirmativas

Visando trabalhar com criação musical, a professora C. M. decidiu partir da canção tradicional “Caranguejo não é peixe”. Considerando as possibilidades de criação musical, analise as afirmativas abaixo.

I Os alunos apresentaram paródias da letra da canção.
II A professora pediu que “atualizassem” a canção, modificando seu ritmo.
III Os alunos apresentaram a canção tocando a melodia na flauta e xilofone.
IV Em grupo, fizeram um quadro com um registro da música em partitura não convencional
V Os alunos ouviram uma versão da canção, analisaram a forma e identificaram os instrumentos e caráter.

Dentre as afirmativas, aquelas que contemplam, corretamente, o objetivo da professora estão em

O desenvolvimento de habilidades de criação em música é uma oportunidade de diálogo entre os conhecimentos adquiridos e a expressão humana. A criação pode compreender habilidades diversificadas entre si. Dentre as possibilidades para trabalhar a criação musical, estão

“Trabalhando com um grupo de estudantes de música, ele propôs a realização de um jogo de improvisação que tinha como critério a transformação da intensidade do som, sugestão que gerou reações de surpresa e estranhamento. O crescendo que conduziu o ambiente sonoro – do pianíssimo ao fortíssimo – produziu também o eclodir de sonora gargalhada. O professor, então, perguntou qual o motivo de tanto riso, ouvindo do grupo a resposta: ‘É a primeira vez que fazemos isso! Jamais havíamos sequer pensado nessa possibilidade’ ”.

BRITO, Teca Alencar. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de mús ica, de educação. São Paulo: Peirópolis ; Edusp, 2015, p.111.


A alternativa que melhor representa a improvisação descrita por Koellreutter no livro de Brito (2015) é a

F. R., professora de música recém-chegada na Escola Municipal Chico Antônio, precisou realizar uma avaliação diagnóstica com seus alunos para verificar seus conhecimentos acerca das propriedades do som. Para isso, fez alguns desenhos no quadro e pediu que os estudantes lessem, todos ao mesmo tempo, com a vogal A.


Imagem associada para resolução da questão


As propriedades do som avaliadas pela professora nessa atividade foram 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis