Questões de Música do ano 2022

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Listagem de Questões de Música do ano 2022

#Questão 1040884 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

Um ponto a ser considerado no processo de ensino-aprendizagem da respiração adequada ao canto é saber a melhor forma de conduzir a inspiração e a emissão vocal. Ao cantar, o aluno deve, primeiramente, inspirar apenas pelo nariz, enchendo os pulmões, para que o ar passe pelas cordas vocais em posição fechada e chegue até a cavidade do diafragma. Caso contrário, o ar será comprimido apenas na caixa torácica. Após esta etapa, ocorre o processo de expiração, em que há a fonação. O ar é aspirado pelos pulmões e pela cavidade do diafragma, passando pelas cordas vocais em posição aberta para a produção do som. 

#Questão 1040885 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

A prática musical coletiva, seja ela vocal ou instrumental, pressupõe um processo de ensino-aprendizagem que parte essencialmente do fazer musical colaborativo. O professor, no papel de regente ou líder desse processo, deve contribuir com os seguintes aspectos: aperfeiçoar os elementos musicais de acordo com o nível de conhecimento musical de seus alunos; conduzir e dar subsídios para a interpretação do grupo, construindo a performance de acordo com o estilo/gênero e o grau de dificuldade da peça em estudo; e buscar a harmonia e a socialização entre seus integrantes, sendo que cada aluno tem compromisso com a musicalidade do todo. 

#Questão 1040886 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

A Lei n.º 11.769/2008 instituiu a música como um conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, dentro do componente curricular arte. A partir disso, todas as escolas de Educação Básica foram obrigadas a instituir a música em seus currículos. Anos depois, com a Lei n.º 13.278/2016, passou a vigorar o entendimento de que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de arte, o que significa que o ensino de arte deve ser ensinado pelo professor de forma polivalente. 

#Questão 1040887 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.

As metodologias ativas no contexto da educação musical são baseadas na aprendizagem pela perspectiva e pelo protagonismo do aluno, transformando-os em agentes engajados e responsáveis pela sua própria educação. Assim, o papel central da aprendizagem está no aluno e nas relações que ele estabelece com o conhecimento e com a aprendizagem musical. Deixar o aluno ser o protagonista exime a responsabilidade do professor para com o processo formativo dos alunos e do grupo, o que reforça seu papel de observador do processo de aprendizagem, e o docente se torna um curioso das práticas musicais geradas em sala de aula. Para isso, ele se coloca à margem da responsabilidade pelo conhecimento dos alunos, que o desenvolvem por meio da pesquisa de forma autônoma e individualizada. 

#Questão 1040888 - Música, , Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31

Considerando as figuras acima, julgue o item.

O Tropicalismo foi um movimento ligado à música, ao cinema e ao teatro, com um forte viés tradicionalista em sua releitura da vanguarda. Procurando explicitar suas raízes brasileiras, rejeitava a fusão musical com estilos estrangeiros, como o rock. Um exemplo disso são as canções de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que tendiam mais para ritmos locais, como baião, maracatu e a bossa nova, acompanhados sempre com o violão, sem a presença da guitarra elétrica. 

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