Questões de Música do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música do ano 2018

A ação cultural costuma ser o centro das atenções do gestor cultural, por isso o foco nos acervos, nas coleções de documentos e na programação ofertada. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.

Atente para o seguinte excerto: “A premissa da estratégia de territorialização da gestão é considerar a identidade territorial como alicerce para a elaboração e execução das estratégias de gestão do equipamento cultural. Trata-se, portanto, de um convite aos gestores para adotar, como ponto de partida, não a ação cultural, mas o diálogo que esta e os demais aspectos da gestão podem estabelecer com os potenciais identitários percebidos no território”.

SANTOS, F.; DAVEL, E. Gestão de Equipamentos Culturais e Identidade Territorial: Potencialidades e Desafios, 2017.

Considerando o texto acima, que propõe um modelo de gestão que confronta a problematização do isolamento dos equipamentos culturais em relação ao seu entorno e aos demais atores sociais que o compartilham, analise as seguintes afirmações:

 I. A gestão territorializada fomenta a criação de um processo dialógico entre equipamentos (ação cultural) e território (identidade), permitindo-lhes sair da condição de cidadelas fechadas para converterem-se em verdadeiras extensões do espaço público.

II. A gestão territorializada está fortemente vinculada à ideia de proteção e/ou distribuição da produção cultural, concepção típica dos processos de democratização cultural que constitui o coração da ação de qualquer equipamento cultural.

III. Na gestão territorializada, o vetor de ação parte de fora para dentro, e torna o equipamento permeável a dinâmicas, pautas, identidades e interesses que estão para além de seus muros, propiciando novos contextos de atuação.

É correto o que se afirma em

De acordo com a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais aprovada pela Conferência Geral da Unesco em 2005, os países signatários devem reconhecer oficialmente, em suas políticas públicas e nos marcos legais, o valor da pluralidade, da tolerância, da originalidade, de modo a preservar e promover a multiplicidade das expressões culturais nacionais. As leis de “Patrimônios Vivos” são uma realidade em estados como Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Considerando a política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais desenvolvidas pelo Plano Nacional de Cultura (PNC, 2010), analise as seguintes afirmações:

I. O reconhecimento do poder da tradição oral segue o conteúdo da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, firmada em 2003, que considera as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões de grupos ou comunidades culturais.

II. O patrimônio também se constitui como uma linguagem. Expressa uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo; pode abarcar manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

Atente para o seguinte artigo retirado da Gazeta de Notícias:

O artigo acima faz menção a um importante e arrojado grupo de artistas criado em 1966, um ano após a promoção do I Festival de Música Popular Cearense. Além de Olga Paiva, integravam o grupo

Criado em meados dos anos 80, é o grupo de câmara em atividade mais antigo do Ceará. Seu nome homenageia o grande autor seiscentista cuja obra teórica é a principal fonte de estudos da música barroca. Ao final dos anos 90, o

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis