Questões de Museologia da FUNIVERSA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Museologia da FUNIVERSA

Assinale a alternativa que apresenta o fato emblemático citado no fragmento do texto.

Para alcançar os objetivos de preservação do objeto museológico, é preciso tanto ter conhecimento do material que o constitui, quanto levar em consideração as condições em que será apresentado no ambiente de exposição. Sobre tomadas preventivas de conservação, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Os quadros devem ser acondicionados enfileirados. Os maiores atrás e os menores na frente, intercalados com um pedaço de espuma, papelão ou similar. Os quadros com pinturas sobre tela devem estar sempre na posição vertical para que a tela não seja marcada pelo chassi.

II A confecção de passe-partout é recomendada para cada obra sobre papel, a fim de oferecer proteção e permitir um melhor manuseio. Deve-se usar o papel kraft, pois este possui o ph ácido adequado, lignina e enxofre.

III As peças devem ser embaladas individualmente, para transporte de pequenas distâncias. Utiliza-se papel nowoven, papel de seda ou similar, depois plásticobolhas, estas viradas para fora e, por último, papel kraft.

IV O mobiliário para acondicionamento fotográfico deve ser de aço, com pintura polimerizada.

V A foto-oxidação da celulose pode ser tratada e serem revertidos seus prejuízos. Ela ocorre somente se o material estiver exposto à radiação ultravioleta.

A quantidade de itens certos é igual a

Com relação às informações contidas em uma planilha de inventário, correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica obtida de cima para baixo.

A respeito das ações no âmbito das políticas de museus no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I O sistema de documentação exige o uso de um vocabulário controlado, como: nome do objeto, material, técnica, tema, assunto, entre outros.

II A classificação para acervos museológicos proposta pelo Thesaurus organiza-se em torno da nomeação do objeto que é classificado de forma geral ou específica, fundamentando-se no critério função e podendo receber uma classe e uma subclasse.

III É necessário estabelecer os critérios do arranjo do acervo museológico. A grande maioria dos museus brasileiros, ao contrário dos novos museus internacionais de arte contemporânea, não adota o critério de procedência, nem de tipologias específicas no arranjo das coleções.

IV A ficha com informações sobre o objeto deverá conter detalhamentos sobre sua condição. O item análise do objeto deve conter os dados históricos, as características estilísticas, técnicas e o diagnóstico sobre o estado de conservação.

O item relativo às características iconográficas deve conter a descrição do objeto e o significado da obra.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis