Questões de Museologia

A respeito das formas de colecionismo, associadas à origem e evolução do museu moderno, relacione as imagens às respectivas descrições.


( ) Instituição concebida no espírito nacional e imbuída de ambição pedagógica, quer formar o cidadão através do conhecimento do passado.

( ) Lugar associado a uma residência aristocrática e voltado para expor objetos e obras de arte, podendo ter função recreativa.

( ) Espaço em miniatura do mundo moderno, que mostra o estágio mais avançado da civilização ocidental nos campos da ciência, das artes, da arquitetura e da tecnologia.

( ) Ambiente no qual estudiosos buscam simular a natureza, reunindo grandes quantidades de espécies variadas, objetos e seres exóticos.

A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 2 e 4;
  • B. 1, 4, 2 e 3;
  • C. 2, 4, 3 e 1;
  • D. 4, 2, 3 e 1;
  • E. 4, 3, 2 e 1.
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As mudanças decorrentes das tecnologias da informação e da comunicação, como a globalização, a transculturalidade, a virtualização do cotidiano e as novas redes de sociabilização, têm exercido forte impacto na concepção de museu. A respeito das novas funções dos museus face a esses desafios, analise as afirmativas a seguir.

I. O museu torna-se um espaço de diálogo permanente com a sociedade e desempenha um importante papel na construção simbólica da identidade social.

II. O museu assume uma função comemorativa e de valorização da dimensão histórica de seu acervo, representativo de uma sociedade e de uma época.

III. O museu adere à lógica empresarial da cultura de massa e visa à economia lucrativa, ao estimular o consumo através de suas lojas, livrarias e restaurantes.

IV. O museu incorpora as novas tecnologias para sua prática nos campos de preservação e gestão, e as redes de comunicação interativas para a relação com o público.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e III;
  • E. III e IV.
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O Museu da Maré é um museu social, criado por um grupo de jovens moradores integrantes do CEASM - Centro de Ações Solidárias da Maré -, com o objetivo de criar uma autorrepresentação da comunidade da Maré, fortalecendo uma imagem positiva da favela, bem como a autoestima de seus moradores. A instituição foi inaugurada em 2006 e passou a ser exemplo de uma nova concepção de museu, a respeito da qual assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.

( ) O museu considera os objetos museais a partir de seu vínculo com a comunidade-território de onde se originam.

( ) O museu promove a inclusão cultural e social das populações marginalizadas do espaço urbano.

 ( ) O museu objetiva preservar exemplos de habitações e utensílios do passado, substituídos pela tecnologia moderna.

A sequência correta é:

  • A. V, F, V;
  • B. F, V, V;
  • C. F, V, F;
  • D. F, F, V;
  • E. V, V, F.
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Leia as últimas definições para "museu" contidas nos estatutos do Conselho Internacional de Museus (ICOM), de 1974 e de 2007.

1974 - O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, e que realiza pesquisas sobre os testemunhos materiais do homem e seu meio, que ele adquire, conserva, investiga, comunica e expõe, com fins de estudo, educação e deleite.

2007 - O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, estuda, expõe e transmite o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio, com fins de estudo, educação e deleite

A mudança na conceituação de museu, entre 1974 e 2007, indica:

  • A. inclusão do patrimônio cultural intangível;
  • B. preponderância da pesquisa como função da instituição;
  • C. ênfase na transmissão do conhecimento sobre patrimônio;
  • D. orientação arquivística para conservação e catalogação;
  • E. predomínio do caráter imaterial das coleções digitais.
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Atividades variadas que visam promover a aproximação entre indivíduos ou coletividades e obras de cultura e arte em espaços de museus. Essa aproximação é realizada para facilitar a compreensão da obra, seu conhecimento sensível e intelectual, e iniciar indivíduos e coletividades na prática efetiva de uma determinada atividade cultural.

A descrição se refere:

  • A. ao processo curatorial, promovido por especialistas em história da arte;
  • B. à musealização, concebida por arquivistas e técnicos do setor de comunicação;
  • C. à expografia, planejada por arquitetos e monitores do espaço cultural;
  • D. à comunicação patrimonial, estimulada por setor de marketing do museu;
  • E. à mediação cultural, realizada por núcleo de educação da instituição.
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Correlacione os diversos segmentos de público às estratégias de monitoria em museu.

1. Público seleto, formado por especialistas

2. Grande público, de condição sociocultural variada

3. Público escolar, formado por discentes e docentes

4. Público de terceira idade

( ) Uso de termos técnicos e realização de oficinas e debates com organizadores e curadores da exposição.

( ) Uso de estruturas e material específicos para garantir a inclusão de todos os grupos de visitantes.

( ) Uso de linguagem coloquial e valorização dos conhecimentos prévios, mesmo que introdutórios, dos visitantes.

( ) Uso de atividades motivadoras associadas à observação de objetos e sua manipulação, quando possível.

A relação correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 2 e 4;
  • B. 1, 4, 2 e 3;
  • C. 2, 4, 3 e 1;
  • D. 4, 2, 3 e 1;
  • E. 4, 3, 2 e 1.
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O sentido da ação educativa em um museu de arte é caracterizado corretamente na seguinte opção:
  • A. a visita guiada é vista como ilustração dos conhecimentos ministrados pela escola sobre as correntes artísticas;
  • B. a visitação de uma exposição é considerada uma atividade lúdica extraclasse para cultivar a livre imaginação;
  • C. a oficina no museu proporciona o estudo introdutório das funções de conservação e exposição das obras de arte;
  • D. o roteiro de visita objetiva exercitar a capacidade de ler imagens e contextualizar a prática artística;
  • E. o estudo da museologia artística é inserido como programa didático na educação formal.
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A opção que identifica um exemplo de patrimônio cultural imaterial baiano é:
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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Ao propor uma atividade em uma escola de Salvador, o docente forneceu cópias da foto 1 e pediu que os alunos descobrissem o mesmo local em que foi tirada a fotografia e trouxessem uma imagem do mesmo espaço na atualidade (foto 2).

Trata-se de uma atividade de educação patrimonial e essa identificação é considerada:

  • A. correta, porque alerta os alunos para o risco de destruição trazido pelo turismo (foto 2) e a consequente descaracterização do patrimônio (foto 1);
  • B. correta, desde que ressalte a importância das práticas culturais imutáveis ontem e hoje (fotos 1 e 2) enquanto elementos da formação do cidadão;
  • C. correta, porque destaca a passagem do passado atrasado (foto 1) para a modernização urbanística do presente (foto 2), em um sentido evolucionista;
  • D. incorreta, por considerar a herança material e cultural do passado (foto 1) como fator de motivação para a aprendizagem histórica e identitária no presente (foto 2);
  • E. correta, ao conscientizar sobre o valor do patrimônio na formação dos cidadãos, pela comparação entre diferentes contextos histórico-culturais (fotos 1 e 2).
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A respeito da Carta de Turismo Cultural (ICOMOS, 1976), analise as afirmativas a seguir.

I. O turismo cultural é a forma de turismo que objetiva, entre outros, o conhecimento de monumentos e de sítios histórico-artísticos.

II. O turismo cultural pretende fomentar um uso massivo e lucrativo do patrimônio material e imaterial e das reservas naturais.

III. O turismo cultural tende a ser pensado a partir de bases sustentáveis, para contribuir com a preservação da diversidade dos bens naturais e culturais.

IV. O turismo cultural possui a função estratégica de fortalecer as entidades representativas do turismo, que passam a zelar pelo restauro de monumentos.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e III;
  • E. III e IV.
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