Questões sobre Geral

O documento principal do ICOM (Conselho Internacional de Museus) é o Código de Ética para Museus. Estabelece normas mínimas para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Ao aderir à organização, os membros do ICOM adotam as provisões deste Código. Em relação ao Código de Ética para Museus e suas disposições, assinale a afirmativa correta.
  • A. A autoridade de tutela de um museu pode exigir que os profissionais museólogos se submetam às disposições do Código de Ética, desde que estejam de acordo com os princípios nele elencados.
  • B. De acordo com a tipologia do museu (ecológico, tradicional, de artes...), não é exigida e necessária a admissão de pessoal qualificado para atender às demandas internas e externas da instituição.
  • C. Os museus têm o dever de adquirir, preservar e valorizar seus acervos, que constituem patrimônio público significativo, ocupam posição legal especial e são protegidos pelo direito internacional.
  • D. Se a autoridade de tutela recorrer a trabalho voluntário, deve-se estabelecer uma política diferenciada, que promova a liberdade de ação dos voluntários, sendo que estes não precisam agir de acordo com o Código de Ética.
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Consta, entre outros assuntos e leis, nesse Estatuto, as atribuições do museólogo; analise-as.

I. Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais.

II. Pode planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins.

III. Sua principal função é executar as atividades concernentes ao funcionamento das exposições e eventos dos museus, com exceção daquelas ligadas à administração financeira e administrativa.

IV. Orientar a realização de seminários, colóquios, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.
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O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:
  • A. Reserva técnica.
  • B. Arquivo emergencial.
  • C. Depósito operacional.
  • D. Salvaguarda de acervo.
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Localizado no coração de Paris, num dos mais belos e admiráveis edifícios da Europa, o mais famoso museu do mundo é parada obrigatória para viajantes que visitam a capital francesa; a fortaleza que se transformou em patrimônio mundial das artes e da cultura. Ao visitar o museu é possível visitar uma ala que mostra as antigas fundações do Castelo do Louvre. Sobre a noção e o significado do termo de “patrimônio”, tão em voga dentre os conceitos museológicos, assinale a afirmativa correta.
  • A. A expressão mais antiga de patrimônio é aquela ligada à noção de “patrimônio cultural”, utilizada pelos gregos ao se referirem à ausência de cultura apresentada pelos povos bárbaros.
  • B. A palavra patrimônio, desde sua origem, era usada principalmente para se referir ao “patrimônio genético”, ou seja, para designar as características hereditárias de um ser vivo e sua família.
  • C. A noção de patrimônio designava, no direito romano, o conjunto de bens reunidos pela sucessão: bens que descendem, segundo as leis, dos pais e mães aos seus filhos ou bens de família.
  • D. Da cultura norte-americana veio o conhecimento do termo patrimônio como bem histórico, ou seja, os bens culturais de um povo ou nação, de preferência que não tenha sofrido miscigenação étnica ou cultural.
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Para medir as oscilações de temperatura e o grau de umidade relativa, utilizam-se os seguintes instrumentos, cuja leitura deve ser diária:
  • A. Paquímetro, micrômetro e teodolito.
  • B. Higrômetro, psicômetro e termoigrômetro.
  • C. Densímetro, esfigmomanômetro e pluviômetro.
  • D. Anemômetro, piranógrafo e barômetro de mercúrio.
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Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:
  • A. Públicas e privadas.
  • B. Sazonais e motivacionais.
  • C. Temporárias e itinerantes.
  • D. Permanentes e comemorativas.
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O museólogo francês Hugues de Varine, a quem se atribui a definição do conceito de ecomuseu, sintetizou a comparação entre museu tradicional e ecomuseu desta forma:

Tendo em vista as diferenças na concepção e nas funções dos museus tradicionais e dos ecomuseus, é correto afirmar que

  • A. o modelo tradicional de museu é aquele que apresenta necessariamente uma dualidade a partir de dois mitos que compõem a arte: Apolo e Dionísio.
  • B. os ecomuseus estão ligados à musealização de um território, aos processos naturais e culturais e não apenas aos objetos enquanto produtos da cultura.
  • C. para assumir a concepção de ecomuseu tem que estar inserido na expressão “sem fins lucrativos” e pertencer à ideologia ocidental como “patrimônio da humanidade”.
  • D. cada museu, além de assumir a forma de cada sociedade, também será diferente para cada indivíduo que o experimenta, sendo ao mesmo tempo tradicional ou ecológico.
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Documento I:

O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo, deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória. Trata-se de um exemplo de abertura de:

  • A. Arquivo.
  • B. Livro tombo.
  • C. Descrição intrínseca.
  • D. Descrição extrínseca.
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No que diz respeito à gestão de museus, uma das preocupações deve ser a questão do público. Certos cuidados são fundamentais em relação a esse aspecto, entre os quais podemos destacar:
  • A. Garantir uma recepção calorosa dos visitantes, que informe já na entrada as regras de uso de cada espaço do museu.
  • B. Criar situações e regras rígidas de “escuta”, nas quais o público possa perceber que o silêncio, num museu, deve prevalecer acima de tudo.
  • C. Cuidar da segurança dos espaços para adultos e para crianças, separando-os, criteriosamente, através de exposições organizadas por faixa etária.
  • D. Gerar no museu um espaço de seleção de grupos, permitindo que os mais bem preparados tenham melhores condições de usufruir do local.
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Entende-se por “ação cultural” toda a forma de atividade que possa dinamizar a atuação do museu e enriquecer a vivência da comunidade em que está inserido. O principal potencial do museu é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. Sobre a ação educativa e cultural dos museus, é correto afirmar que:
  • A. Essas ações podem ser desenvolvidas apenas em unidades museológicas públicas, pois é papel primordial do Estado fazer com que a cultura se efetive.
  • B. Essa ação é de fato efetivada com a participação da comunidade; porque é este, justamente, seu principal objetivo: inserir o museu na vida da comunidade.
  • C. O museu se responsabiliza, nesses casos, por garantir a oportunidade para que o artesão possa divulgar e vender o seu produto gerando necessariamente ocupação e renda.
  • D. As atividades como propostas de novos programas e projetos, via de regra, são formas de exposição, embora a aquisição e o repasse de conhecimento não estejam entre os objetivos dos museus.
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