Questões de Museologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Museologia da FGV

#Questão 935163 - Museologia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

A política de gestão de acervo é documento fundamental e serve como orientação para os profissionais do museu. Trata-se de um documento público e registrado, que estabelece os parâmetros de aquisição, preservação, uso e descarte do acervo.
Nele, a instituição: 

#Questão 935164 - Museologia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

O Código de Ética para Museus estipula padrões mínimos para a prática profissional e atuação dos museus e de seu pessoal. O código dá linhas guias para aquisição, proteção e alienação de acervos, para que os museus mantenham acervos em benefício da sociedade.
Sobre a relação entre profissionais dos diversos campos correlatos aos museus, como galerias de arte e profissionais da Antropologia, entre outros, o Código salienta que:

#Questão 935165 - Museologia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

A Unesco realizou grande investimento pós-Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, no aprofundamento dos estudos teóricos e práticos sobre museus. Tal investimento se revela na realização de três seminários que terminaram com a publicação de uma declaração que é a reflexão do conjunto dos profissionais e que servem como um norte no trabalho em museus.
Um ponto fundamental da declaração do Rio de Janeiro, em 1958, foi:

#Questão 935166 - Museologia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

Uma questão recorrente em diversas cartas patrimoniais é a salvaguarda das relações entre educação, ciência e cultura e a proteção por meio do inventário. Cada carta se relaciona com um aspecto do patrimônio e é formulada conforme o contexto de sua época.
No entanto, todas foram elaboradas como:

#Questão 935167 - Museologia, , FGV, 2023, TJ-RN, Analista Judiciário - Apoio especializado – História ou Museologia

O Livro de Tombo tem uma característica cartorial, ou seja, só é objeto museal o que passar por aquelas páginas. Esse livro conta a história da patrimonialização dos itens de forma sucinta. Museus antigos, de pequeno porte ou com pessoal administrativo reduzido, podem ter apenas um Livro de Tombo como registro de objeto.
A partir do exposto, compreende-se que o Tombo é um:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis