Questões de Museologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Museologia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1077790 - Museologia, Conceitos Fundamentais, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências Sociais Aplicadas – Subárea: Sociologia e Antropologia da Alimentação

Em relação a patrimônios culturais alimentares, julgue o item que se segue.


O uso de tecnologias digitais permite a preservação de saberes alimentares de forma que possa ser facilmente compartilhada, documentada e acessada, além de promover o intercâmbio entre diferentes culturas alimentares.  

#Questão 1084650 - Museologia, Tipologias de Museus, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Tecnologista Pleno 2 - Área de Atuação: Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento

Julgue o item subsequente, considerando que a difusão e a popularização da ciência têm importância estratégica e fundamental para os povos de todo o mundo.


O físico Frank Oppenheimer contribuiu para um processo de reflexão crítica e para uma mudança na maneira como as exposições dos museus de ciência são organizadas, o que resultou em um olhar integrado de métodos pedagógicos e de comunicação e provocou transformações em todo o mundo. 

#Questão 1084651 - Museologia, Tipologias de Museus, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Tecnologista Pleno 2 - Área de Atuação: Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento

Julgue o item subsequente, considerando que a difusão e a popularização da ciência têm importância estratégica e fundamental para os povos de todo o mundo. 


Os museus de ciência desempenham um papel de destaque na estratégia de popularização da área, pois propiciam o acesso e a sensibilização da sociedade para questões científicas.

#Questão 1084652 - Museologia, Conceitos Fundamentais, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Tecnologista Pleno 2 - Área de Atuação: Gestão da Informação e Popularização do Conhecimento

Julgue o item subsequente, considerando que a difusão e a popularização da ciência têm importância estratégica e fundamental para os povos de todo o mundo. 


Entre os anos 30 e 60 do século XX, no Brasil, o Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE) produziu mais de uma centena de curtas-metragens voltados para a educação em ciências, tendo alguns cientistas, como o biofísico Carlos Chagas Filho, chegado a participar de produções do cinema brasileiro que tinham ênfase no nacionalismo e no didatismo. 

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