Questões de Meio Ambiente da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente da FGV

Para o alcance dos objetivos propostos em um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) poderão ser usados o enriquecimento com espécies-alvo, o controle de espécies invasoras, o adensamento e enriquecimento, a nucleação, a semeadura direta e o plantio heterogêneo de mudas.

Sobre um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, avalie os itens a seguir.

I. O enriquecimento com espécies-alvo permite o aumento relevante da diversidade e da densidade de espécies.
II. O controle de espécies invasoras deverá favorecer o aumento de sua densidade.
III. O enriquecimento com plantio de espécies nativas deverá permitir a aceleração da cobertura da vegetação na área e o aumento da riqueza de espécies.

Está correto o que se afirma em

O mapeamento geoespacial e o geoprocessamento podem ser usados, por exemplo, na identificação de áreas de patrimônio cultural e na análise de impactos ambientais.

Relacione os conceitos a seguir listados às suas respectivas definições.

1. Sensores Remotos
2. Sistemas de Informações Geográficas
3. Fotointerpretação

( ) É um sistema de captação, armazenamento, processamento, análise e exibição de informações georreferenciadas.
( ) É definida como o ato de examinar imagens fotográficas com a finalidade de identificar objetos e deduzir seus significados.
( ) São equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 

O uso de imagens de sensoriamento remoto tem sido cada vez mais frequente nas atividades de avaliação e modelagem do meio ambiente, inclusive na avaliação de impactos ambientais. A qualidade das imagens utilizadas é muito importante, além das características de resolução.

Assinale a opção em que estão listados apenas os tipos de resolução de sensores remotos.

A Lei nº 10.257/2001 regulamentou os Artigos 182 e 183 da Constituição da República, estabeleceu diretrizes gerais da política urbana. Essa Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabeleceu normas de ordem pública e de interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Sobre o Estatuto das Cidades, avalie os itens a seguir.

I. O direito de preempção será exercido sempre que o Poder Público necessitar proteger áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico.
II. Uma diretriz geral é a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente natural e construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.
III. A elaboração do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) substitui a elaboração e a aprovação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.

Está correto o que se afirma em

A Carta de Veneza é um importante documento internacional sobre a preservação de bens culturais, produzida no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos.

Sobre a Carta de Veneza, avalie os itens a seguir.

I. A noção de monumento histórico aplica-se às grandes criações, mas também, às obras modestas que tenham adquirido, como o tempo, significação cultural.
II. A conservação dos monumentos exige, antes de tudo, manutenção permanente.
III. A conservação e a restauração dos monumentos visam a salvaguardar tanto as obras de arte quanto o testemunho histórico.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis