Questões sobre Educação Ambiental

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Ambiental

A respeito da trajetória histórica do Iphan, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Iphan surgiu como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sob a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1937-1967), com o objetivo de catalogar e proteger bens culturais de relevância histórica e artística, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
( ) O Sphan foi suprimido e substituído pela Fundação Nacional Pró-Memória (1979-1990), com o fim de dinamizar o inventário, a classificação, a conservação, a proteção, a restauração e a revitalização dos bens de valor cultural e natural existentes no país, incluindo o Programa Cidades Históricas.
( ) O Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é instituído em 1994 como uma autarquia federal com a função de formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.

As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 1127653 - Meio Ambiente, Educação Ambiental, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área - 11, 16, 23 e 40: Controle e Processos Industriais I

O desenvolvimento e a aplicação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), além de reduzir os níveis de degradação ambiental, permite que a empresa melhore sua imagem junto aos clientes, como também possibilita a melhor administração dos seus recursos.
Em relação ao SGA, analise as afirmativas a seguir:

I. O SGA consiste em um conjunto de práticas e procedimentos que a empresa adota para identificar, controlar e reduzir os impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços.

II. Para alcançar uma gestão ambiental eficaz, é fundamental tratar o assunto em diversos níveis, em que cada nível desempenha um papel importante na implementação e manutenção de um SGA.

III. Os elementos-chave, ou os princípios definidores de um SGA baseados na NBR Série ISO 14001, através dos quais podem ser verificados os avanços de uma empresa em termos de sua relação com o meio ambiente, são: Política ambiental, Planejamento, Implementação e operação, Verificação e ação corretiva, Análise crítica.

Estão corretas as afirmativas

A educação ambiental, regulamentada pela Lei nº 9.795/1999 e suas alterações, é um componente essencial da Política Nacional de Educação Ambiental, integrando-se a diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como às práticas educativas não formais. Essa política tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a construção de uma sociedade sustentável. Com base nessa legislação, analise as assertivas a seguir:

I. A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade é um dos princípios básicos da educação ambiental.
II. O estímulo à participação individual e coletiva, inclusive das escolas de todos os níveis de ensino, nas ações de prevenção, de mitigação e de adaptação relacionadas às mudanças do clima e no estancamento da perda de biodiversidade, bem como na educação direcionada à percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais é um dos objetivos fundamentais da educação ambiental.
III. Entende-se por educação ambiental na educação escolar aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando exclusivamente o ensino médio, a educação superior e a educação especial.

Quais estão corretas?

Dadas as afirmativas acerca da educação ambiental,
  I. O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural é um dos objetivos da educação ambiental no Brasil.  II. O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo um dos princípios básicos da educação ambiental no Brasil. III. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do  processo educativo, em caráter formal e não formal.
verifica-se que está/ão correta/s 

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essenciais à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Em relação a esse contexto, assinale a afirmativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis