Questões de Medicina da IPAD

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IPAD

As pneumoconioses podem ser classificadas em fibrogênicas e não-fibrogênicas, de acordo com a toxicologia específica dos agentes inalados, bem como de seu maior ou menor grau de comprometimento estrutural e funcional. É correto afirmar que:

As bronquiectasias são dilatações e distorções irreversíveis dos brônquios, que ocorrem como conseqüência de agressão infecciosa e de deficiência na depuração de secreções brônquicas. Atualmente, acredita-se que a elastase, enzima proteolítica proveniente dos leucócitos, seja a responsável pelas lesões e pela progressão da doença, em 80 a 90% dos casos. Assinale a alternativa incorreta.

Paciente de 40 anos de idade que apresenta doença febril respiratória lentamente progressiva, com perda de peso e sudorese noturna ao longo de dois meses. Nega tabagismo ou exposição a materiais tóxicos. Ao exame, apresenta febre, taquipnéia e estertores bilaterais. Nas radiografias do tórax há infiltrados alveolares migratórios. O leucograma mostra uma eosinofilia de 23%. O diagnóstico mais provável é:

Infecções pulmonares por fungos podem ser causadas por agentes de micoses endêmicas ou oportunísticas. Os agentes de micoses endêmicas apresentam distribuição regional restrita, podendo acometer hospedeiros imunocompetentes. Por outro lado, os agentes de micoses oportunísticas apresentam distribuição geográfica universal e acometem, na maioria das vezes, pacientes que cursam com imunossupressão. Assinale a alternativa correta.

No diagnóstico presuntivo de tromboembolismo pulmonar, o D-dímero tem alta sensibilidade. Porém a sua especificidade é baixa, e, assim, o resultado desse exame deve ser analisado com cautela, em conjunto com a avaliação da probabilidade clínica segundo as recomendações da BTS (British Thoracic Society), que são: na presença de sinais e sintomas compatíveis com TEP – dispnéia e ou taquipnéia com ou sem dor torácica e ou hemoptise – associado a: (a) ausência de outras explicações clínicas razoável e (b) presença de fatores de risco maiores para TEP. Quando (a) e (b) são verdadeiros, a probabilidade é alta; se apenas um é verdadeiro, a probabilidade clínica é intermediaria, e se ausentes, baixa. Assim é correto afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis