Questões de Medicina da FUVEST

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUVEST

#Questão 1095852 - Medicina, Hematologia, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Hematologia)

Um paciente de 65 anos apresentou fadiga, esplenomegalia e infecções recorrentes. O hemograma revelou pancitopenia e um aumento discreto de linfócitos circulantes. O médico solicitou uma citometria de fluxo para caracterizar a população celular, e os achados laboratoriais revelaram uma população monoclonal de células B expressando CD19, CD20 forte, CD22, CD11c, CD25 e CD103. Com base nesses achados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.

#Questão 1095854 - Medicina, Hematologia, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Hematologia)

Um hematologista está investigando um paciente de 45 anos que apresenta fadiga intensa, linfadenopatia generalizada e esplenomegalia. O hemograma revelou linfocitose persistente e a análise morfológica mostrou linfócitos pequenos com núcleo irregular no esfregaço sanguíneo periférico. Para esclarecer o diagnóstico, o médico solicita uma citometria de fluxo com painel imunofenotípico de linfócitos B. Os resultados indicam a presença de células CD19⁺, CD5⁺, CD23⁺, CD20 de baixa intensidade e expressão de cadeias leves restritas de imunoglobulina. Com base nesses achados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável. 

#Questão 1116483 - Medicina, Hematologia, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 78 anos de idade, comparece à consulta de hematologia por alterações do hemograma, identificadas para investigação etiológica de trombose da veia porta. É extabagista (25 anos-maço). Faz uso de aspirina, bisoprolol e enalapril por um infarto agudo do miocárdio há 12 anos e varfarina pela trombose da veia porta. Associadamente, o paciente refere prurido generalizado, intenso, sempre que toma banho e, ocasionalmente, zumbidos, ambos com início há 4 meses. Nega perda de peso ou sudorese fria. Ao exame físico, apresenta pletora facial e baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo.

• Exames laboratoriais:
Hemoglobina: 19 g/dL
Leucócitos: 23.110/mm3
Neutrófilos: 13.500/mm3
Linfócitos: 5.000/mm3
Monócitos: 3.000/mm3
Eosinófilos: 420/mm3
Basófilos: 90/mm3
Granulócitos imaturos: 1.100/mm3
Plaquetas: 700.000/mm3
Esfregaço de sangue periférico: desvio esquerdo com presença metamielócitos.
Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável.

#Questão 1116484 - Medicina, Clínica Médica Humana, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 65 anos de idade, segundo pós-operatório de colecistectomia, até então, sem complicações, começa a gritar, afirmando estar presente um “homem estranho” no seu quarto no hospital. Refere que na noite anterior, lembra-se de ter visto vários homens no seu quarto. Refere que estes homens nada lhe disseram, mas que tinha a certeza de que estavam ali para lhe fazer mal. Não tem antecedentes de doença psiquiátrica. Durante à noite anterior, ficou agitado e inquieto, e intercalou com períodos em que estava desorientado e sonolento. Ao exame físico, apresenta FC de 98 bpm, PA de 150x90 mmHg. SpO2 de 98% em ar ambiente. Vigil, orientado no espaço, porém não no tempo.
Não apresentava alucinações ou delírios no momento da avaliação. Qual das alternativas melhor diferencia o delirium da demência?

#Questão 1116485 - Medicina, Gastroenterologia, FUVEST, 2025, USP, Médico (Especialidade: Clínica Médica)

Homem, 62 anos de idade, comparece à consulta de rotina. Sem queixas. Apresenta cirrose hepática compensada (etiologia alcoólica). Tabagismo ativo (50 anos-maço). Não faz uso de álcool há 10 anos. Ao exame físico, apresenta-se corado, hidratado e anictérico. Hipertrofia parotídea bilateral. Tórax em barril com telangiectasias dispersas pelo tronco. Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular globalmente diminuído, sem ruídos adventícios. Abdome: indolor sem visceromegalias, sem ascite. Em relação ao caso descrito, qual é o mecanismo fisiopatológico das alterações cutâneas apresentadas pelo paciente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis