Questões de Medicina da FUNRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNRIO

#Questão 606814 - Medicina, Pediatria, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Pediatra (20 H)

Escolar de 11 anos vem tratando pneumonia com antibiótico em posologia adequada sem melhora. Apresenta queixas de intensa sudorese noturna, emagrecimento e tosse constante há mais de 1mês. Radiografia de tórax com imagem sugestiva de pneumonia e adenopatia perihilar. Primo paterno com história de ter feito tratamento para tuberculose pulmonar no último ano. PPD foi forte reator (13 mm). O seguinte tratamento é preconizado:

#Questão 606815 - Medicina, Pediatria, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Pediatra (20 H)

Lactente jovem fez esquema vacinal adequado segundo o programa nacional de imunização (PNI) até o terceiro mês de vida, quando viajou com os pais para o interior. Não foi a unidade de saúde local para fazer nenhuma vacina durante sua viagem. Sua mãe só retornou ao posto de saúde para colocar as vacinas em dia com 5 meses de vida. De acordo com o calendário do PNI, as seguintes vacinas devem ser aplicadas:

#Questão 606816 - Medicina, Pediatria, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Pediatra (20 H)

Menino da idade pré-escolar é levado pela mãe ao posto com quadro de febre há cerca de 3 dias associado a hiporexia. O menino está muito irritado, não quer comer e recusa-se a andar, só querendo ficar no colo. Recebeu diagnóstico de infecção de orofaringe e adenite cervical unilateral. Foi prescrita amoxicilina via oral na dose de 50 mg/kg/dia por 10 dias. Após 72 horas do inicio do antibiótico, o quadro persistiu, com febre alta de 40°C, e evoluiu com exantema eritematoso difuso.

A mãe procurou um pronto-atendimento sendo orientada a: parar a amoxicilina, pela possibilidade de estar tendo reação alérgica, iniciar antialérgico e outro antibiótico para combater a infecção em orofaringe, pois ao exame ainda apresentava intensa hiperemia em orofaringe, com hipertrofia de papilas linguais e mantinha febre alta constante, que de acordo com a mãe estava até rachando os lábios da criança e deixando os olhos muito vermelhos.

Baseado nesse relato, pode-se afirmar que:

#Questão 606818 - Medicina, Pediatria, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Pediatra (20 H)

Responsável leva sua filha de 3 anos e 2 meses ao médico após notar que a menina vem acordando na última semana com edema periorbitário e que ao longo do dia os tornozelos e as pernas também ficam edemaciados. A mãe queixou-se que a menina está engordando, pois as roupas estão apertadas no abdome. Também reparou que a menor estava urinando menos e, ao ser questionada, informou que a urina tem um pouco de espuma.

Ao exame apresenta edema em terço distal dos membros inferiores, pálpebras, aumento da circunferência abdominal e lesões hipercrômicas em membros inferiores. Pressão arterial de 80x50 mmHg e ganho ponderal de 1 kg em relação ao peso do mês anterior constante na carteira de saúde da menor . O diagnóstico provável é:

#Questão 606821 - Medicina, Patologia, FUNRIO, 2017, SESAU/RO, Médico Patologista

Biópsia de pele exibe epiderme atrófica e retificada, com uma faixa de derme subjacente desprovida de infiltrado inflamatório. Na derme encontram-se grandes grupamentos de macrófagos com citoplasma abundante e vacuolado. Linfócitos são raros. Diante desse quadro histológico, a seguinte coloração (histoquímica) seria prioritária:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis