Questões de Medicina da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDATEC

Um paciente de 68 anos, diabético e hipertenso chega à emergência com queixa de mal-estar importante com início há 3h, associado a sudorese intensa e alteração do estado mental. Seus sinais vitais na chegada são FC de 142 bpm, PA de 70/35 mmHg, FR de 20 mpm, SpO2 de 95% em ar ambiente e Tax de 36,5°C. Segundo o familiar, o paciente não tem histórico de cardiopatia e já havia realizado eletrocardiograma (ECG) na mesma semana sem alterações significativas. O ECG da chegada representado na Figura 2 abaixo, mostra o seguinte traçado na derivação DII:
Imagem associada para resolução da questão Figura 2 – Eletrocardiograma
Qual das condutas é a mais adequada a ser tomada?

A história de doença renal policística é um fator de risco associado com qual das seguintes causas de cefaleia?

Um paciente de 35 anos, residente em uma área endêmica para hanseníase, apresenta lesões cutâneas hipopigmentadas e anestésicas nos membros superiores e inferiores, além de espessamento de nervos periféricos (nervo ulnar e fibular comum). A baciloscopia de linfa intradérmica (esfregaço de linfa) é positiva para Mycobacterium leprae. O paciente não apresenta outras comorbidades. Qual é o esquema terapêutico mais adequado para esse caso?

Um paciente de 32 anos, previamente hígido, apresenta há 6 meses diarreia crônica intermitente e dor abdominal em cólica. Além disso, houve perda de peso não intencional de 8 kg. Ele também relata episódios de aftas orais recorrentes. Ao exame físico, há dor à palpação no quadrante inferior direito do abdome, sem sinais de irritação peritoneal. O exame proctológico revela uma fissura anal e uma úlcera aftoide no canal anal. A colonoscopia demonstra ulcerações profundas, descontínuas e em “corte de picareta” no íleo terminal e cólon ascendente, com áreas de mucosa normal entre as lesões. Qual é o diagnóstico mais provável? 

Um paciente de 45 anos, previamente hígido, chega ao consultório com queixa de fraqueza súbita no lado esquerdo da face, associada a dificuldade para fechar o olho esquerdo e assimetria ao sorrir. Ele relata também perda do paladar no terço anterior da língua do mesmo lado. Não há história de trauma ou infecção recente. Ao exame físico, observa-se paralisia completa da hemiface esquerda, incluindo incapacidade de franzir a testa, fechar o olho e sorrir. O restante do exame neurológico é normal. Qual é o diagnóstico mais provável? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis