Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

A dissecção aórtica (DA) resulta da clivagem longitudinal da camada média da aorta por uma coluna dissecante de sangue. Embora inicialmente considerada de natureza não inflamatória, evidências mais recentes sugerem a presença de infiltração de células inflamatórias na degeneração medial. Sobre a dissecção aórtica, analise as afirmativas a seguir.


I. Apresenta-se com mesma frequência em homens e mulheres.

II. O sexo feminino tem maior probabilidade de apresentar a condição mais tardiamente e com um prognóstico menos favorável.

III. É incomum antes dos 40 anos, exceto se associada a doença cardíaca congênita, doença do tecido conjuntivo ou vasculites inflamatórias.


Está correto o que se afirma em:

#Questão 1134013 - Medicina, Clínica Médica Humana, FGV, 2025, MPU, Analista do Clínica Médica

O choque resulta em falência generalizada do sistema circulatório em oxigenar e nutrir o corpo adequadamente; no nível celular, o choque altera a transferência de energia mitocondrial e provoca a produção e o acúmulo de substâncias químicas tóxicas.

O rápido reconhecimento do choque requer a integração de informações da história imediata e do exame físico e é fortemente sustentado pela presença de uma piora do déficit de base ou da acidose lática.

Um critério empírico para diagnóstico de choque circulatório é:

#Questão 1134014 - Medicina, Oncologia, FGV, 2025, MPU, Analista do Clínica Médica

O rastreamento, uma das estratégias para o controle do câncer, figura como a fase inicial de identificação de um grupo populacional que deverá ser submetido a outros procedimentos para receber o diagnóstico final e o respectivo tratamento, quando indicado, envolvendo possíveis benefícios e riscos. Considerando os métodos e as características dos exames para o rastreamento do câncer colorretal, o primeiro teste de suspeição a ser realizado é(são): 

#Questão 1134019 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FGV, 2025, MPU, Analista do Junta Médica em Psiquiatria

João, um menino de 7 anos, é levado à consulta pelos pais devido a episódios recorrentes de manchas de fezes na roupa íntima, que ocorrem tanto durante o dia quanto à noite, há aproximadamente três meses. Segundo os pais, apesar de estar completamente treinado para o uso do banheiro, João apresenta dificuldade para evacuar, principalmente porque reclama de dor durante os movimentos intestinais. Há um histórico de constipação crônica, caracterizada por fezes duras e de diâmetro aumentado, o que tem levado o menino a reter o desejo de defecar para evitar o desconforto. No exame físico, durante a palpação abdominal, identifica-se massa bem delimitada no quadrante inferior, associada a sensibilidade aumentada na região periumbilical, sugerindo acúmulo de fezes impactadas. O exame digital do reto confirma a presença de fezes endurecidas com preservação do tônus do esfíncter anal, sem sinais de anormalidades estruturais. O exame neurológico está normal. Com base na história e nos achados do exame físico, o diagnóstico mais provável é:

#Questão 933044 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Médico Clínico

Jovem adulta, vivendo com o HIV, virgem de tratamento, deve iniciar a terapia antiretroviral (TARV). Ela não apresenta tuberculose, tampouco está grávida.
Assinale a opção que apresenta o esquema inicial preferencial no Brasil. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis