Questões de Medicina da COPS UEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da COPS UEL

"Na relação médico-paciente, o médico é o remédio mais usado, tendo assim de ser conhecido em sua posologia, toxicidade e efeitos colaterais." O autor desta frase é:

Paciente de 25 anos, com retardo mental moderado e alteração do comportamento com agitação e heteroagressividade física em momentos de crise, em atual uso de carbamazepina 400mg/dia e diazepam 10 mg/dia. Chega para atendimento em consulta com você no posto de saúde que, além de saber neste momento que ela está grávida (gestação de 4 semanas), ouve seu relato de que nos últimos 5 dias tem ouvido vozes de pessoas que não vê e acha que as pessoas a estão olhando de um "jeito" diferente. Neste caso você:

É importante que na introdução desta medicação se faça a titulação da dose da mesma de modo gradativo, com aumento gradual em semanas. A sua introdução com rápido aumento da dose pode levar a reações dermatológicas e até a um comprometimento hepático severo. Das medicações descritas abaixo, a que apresenta maior risco é:

Mulher de 75 anos, cardiopatia em uso de antiarrítmicos. Há 8 meses queixa-se de esquecimento, tem dificuldades de lembrar onde deixou os objetos pessoais, não consegue manter a atenção, tem prejuízo na concentração, faz leitura e não assimila o que leu. Os familiares relatam que, há aproximadamente 8 meses, a paciente apresentou um quadro de tristeza, desânimo, perda de prazer por atividades que antes gostava, acorda de madrugada e não consegue mais dormir, refere que o sono não a descansa, sente fatigabilidade e comenta que se Deus a levasse, seria um alívio. Qual o diagnóstico mais provável e o tratamento indicado para o caso:

Jovem de 28 anos, em tratamento com olanzapina 10mg/dia para tratamento de quadro psicótico do tipo esquizofrênico há 5 anos. Traz ao seu médico a queixa de estar evoluindo, há 4 meses, com comportamento de não conseguir parar de verificar se trancou a porta de casa e se fechou a válvula de gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar contaminado. Acha tudo muito estranho, fica angustiado e não consegue trabalhar. Neste caso, podemos afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis