Questões sobre Urologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Urologia

Lucas, 8 anos, é levado à consulta pelos pais devido a episódios de perda de urina na cama à noite, enquanto dorme. O paciente apresenta desenvolvimento físico e desempenho escolar adequados. Durante a anamnese, não relata constipação nem sintomas miccionais diurnos. Costuma urinar a cada 2-4 horas durante o dia e apresentou 10 episódios de perda urinária noturna nas últimas 30 noites. Sobre este caso clínico, qual é a alternativa incorreta?

João, 30 anos, vítima de colisão automobilística, apresenta dor intensa e aumento abrupto do volume escrotal. Ao exame físico, observa-se hemiescroto direito aumentado, doloroso à palpação e com equimose generalizada. A ultrassonografia escrotal demonstra hematoma no hemiescroto direito de 65cm³, sem evidências claras de ruptura da túnica albugínea e com bom fluxo ao Doppler. O testículo esquerdo apresenta-se normal, com volume de 16cm³ e fluxo preservado ao Doppler. Qual é a conduta recomendada, com base no guideline da EAU?

A hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se pela proliferação de células do epitélio e do estroma prostático, promovendo aumento volumétrico da glândula e sintomas urinários obstrutivos e irritativos. Sobre os aspectos técnicos relacionados à HPB, assinale a alternativa correta.

#Questão 1124033 - Medicina, Urologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Mastologia

Paciente com 50 anos de idade, G4P4, procurou o serviço de saúde com queixa de Incontinência Urinária (IU) há alguns meses. Refere que as perdas estão associadas ao ato de tossir, levantar pesos, ou mesmo, quando ri alto. Durante o exame físico, foi evidenciada perda urinária à manobra de Valsava. Foi solicitado o estudo urodinâmico que mostrou Pressão de Perdas aos Esforços de 95 cm H2O. De acordo com o encontrado no caso acima, qual o provável diagnóstico?

#Questão 1124222 - Medicina, Urologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Hepatologia

Uma mulher de 82 anos, internada por infecção urinária, apresenta confusão mental súbita, alucinações visuais e inversão do ciclo sono-vigília. Está desorientada, agitada e inquieta. Familiares relatam que estava orientada ao ser internada. Não apresenta sinais focais ou febre no momento.
Qual a conduta inicial?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis