Questões sobre Reumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Reumatologia

Acerca da febre reumática e da artrite pós-estreptocócica, julgue os itens seguintes. Na síndrome pediátrica PANDAS (autoimmune neuropsychiatric disorders associated with streptococcal infections), os anticorpos dos soros de pacientes com coreia são capazes de se ligar a células neuronais e induzir a liberação de dopamina. Um subgrupo desses pacientes experimentará distúrbios comportamentais como tiques e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) anos após a manifestação inicial da coreia, podendo os sintomas piorar abruptamente após uma nova infecção pelo estreptococo.

Em relação à gota juvenil, julgue os itens que se seguem. A deficiência completa de hipoxantina-guanina fosforibosiltransferase está associada a hipoexcreção de ácido úrico, gota juvenil, nefrolitíase, retardo mental, espasticidade, coreoatetose e automutilação.

Em relação à gota juvenil, julgue os itens que se seguem. Os fatores de risco para o desenvolvimento de gota em receptores de transplante renal pediátrico incluem insuficiência renal, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes melito e o uso de inibidores da calcineurina, sendo o tratamento com a combinação alopurinol e micofenolato de mofetil o mais seguro para esses pacientes, em relação à combinação alopurinol e azatioprina, devido à menor possibilidade de reações adversas.

No que concerne à esclerose sistêmica juvenil, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Em um adolescente de 15 anos de idade, do sexo masculino, observou-se aparecimento agudo de espessamento da pele em ambos os braços e ambas as pernas de uma forma simétrica (dedos das mãos e dos pés poupados), com pele de aspecto tensa e lenhosa, com aparência grossa, de casca de laranja, associado a eosinofilia no sangue periférico Assertiva: Nesse caso, o quadro descrito é compatível com o quadro inicial de esclerose sistêmica juvenil.

No que concerne à esclerose sistêmica juvenil, julgue os itens subsequentes. A presença de anticorpos antinucleares, anticorpos anti-histona e fator reumatoide estão associados a manifestações extracutâneas e formas mais agressivas da esclerose sistêmica juvenil localizada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis