Questões sobre Pneumologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pneumologia

Paciente do sexo feminino, de 58 anos de idade, procura serviço médico com queixa de falta de ar progressiva a esforços mínimos nos últimos 3 meses. É tabagista há 40 anos, (20 cigarros/dia). Nega dor torácica, febre ou expectoração. Ao exame, apresenta estado geral satisfatório e está obesa. Freqüência cardíaca de 90bpm, e freqüência respiratória de 20irpm e PA de 135x85mmHg. Ausculta cardiopulmonar normal. Discreto edema de tornozelos. RX de tórax normal. Gasometria arterial com PaO2 de 55mmHg, PaCO2 de 63mmHg, pH de 7.36 e diferença artério-alveolar de oxigênio de 16mmHg. Função pulmonar com CVF de 2,91 (91% do previsto), VEF1 de 2.01 (79% do previsto), relação VEF/CVF de 0,69 (87% do previsto). A causa mais provável da insuficiência respiratória é:

Paciente do sexo masculino, de 20 anos de idade, procura atendimento médico com febre de início agudo, tosse, falta de ar e dor torácica pleurítica à direita. Refere escarro amarelo-esverdeado. Nega hemoptise, perda de peso, diarréia e vômito. É tabagista, fazendo uso de 10 cigarros/dia há 15 anos. Teve pneumonia por Pneumocystis carinii há 5 anos, quando foi diagnosticado ser portador do vírus HIV. Faz uso de zidovudina, lamivudina, indinavir e sulfametroxazol + trimetoprima. Traz uma contagem de CD4 realizada há 30 dias de 190/ul. Ao exame, apresenta bom estado nutricional e está febril. Freqüência cardíaca de 125bpm, PA 110x70mmHg, freqüência respiratória de 25irpm. A ausculta pulmonar mostra um murmúrio vesicular diminuído nos 2/3 inferiores do hemitórax direito. A radiografia do tórax demonstra consolidação do lobo inferior direito associado a derrame pleural. A radiografia em decúbito lateral direito com raios horizontais mostra uma espessura de + 2cm do líquido. O diagnóstico mais provável é:

Paciente do sexo masculino, de 62 anos de idade, é atendido com queixa de tosse seca e dispnéia aos esforços, que começou há 1 ano e meio e progrediu gradualmente, estando atualmente incapacitado para realizar suas atividades normais. Nega tabagismo e exposição a agentes nocivos respiratórios ambientais. Apresenta uma função pulmonar com padrão ventilatório do tipo restritivo e capacidade de difusão de monóxido de carbono de 42% do previsto. Ao exame, apresenta baqueteamento digital, cianose discreta e estertores inspiratórios basais bilaterais. O RX de tórax demonstra opacificações lineares difusas, com predominância basal. O diagnóstico mais provável é:

Paciente de 40 anos de idade, previamente saudável, sem história de trauma recente, uso de medicação ou viagem, não fumante e sem uso de anticoncepcional. Tem historia de trombose venosa profunda durante sua primeira gravidez e embolia pulmonar após histerectomia, há mais ou menos 20 e 2 anos, respectivamente. Sua mãe morreu subitamente aos 57 anos de idade. Qual o fator contribuinte mais provável para embolia pulmonar?

Paciente do sexo masculino, de 22 anos de idade, procura atendimento médico devido à tosse seca e a dor torácica subesternal atípica, que aumentou de intensidade nos últimos meses. Nega astenia e perda de peso. É fumante há 8 anos, (em média 40 cigarros/dia). Exame físico normal e RX de tórax mostra massa no mediastino médio. O diagnóstico mais provável é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis