Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Durante consulta de puericultura de uma criança de um ano e seis meses, a mãe relata que ela é muito carinhosa, fala “mamã”, engatinha, mas não consegue ficar em pé sem apoio.


Nesse caso, o diagnóstico e a conduta são, respectivamente:

Uma criança com um ano de idade é conduzida pela mãe à Unidade Básica de Saúde para atendimento médico. Analise as seguintes características constatadas pelo médico de família durante a elaboração da história e pela execução do exame físico:


I. História relatada de lesão na criança, não testemunhada.

II. Autolesão — relatada pela mãe — inconsistente com o estágio de desenvolvimento da criança.

III. Hemorragia de retina na criança.


Quais são sugestivas de abuso físico na criança e servem para alertar o médico?

Criança de 10 meses com história de diarreia e lesões na pele 4 semanas após cessar amamentação. Ao exame, apresenta placas eczematosas nas mãos, pés e região perianal, rarefação capilar. A mãe refere aumento da irritabilidade da criança. Qual nutriente essa criança precisa?

Mãe retorna com seu filho de 02 anos após 02 dias da última consulta, quando, em razão de um quadro de febre alta persistente há 03 dias, foi diagnosticada sindromicamente com uma doença febril aguda de origem provavelmente viral, não sendo então possível fechar um diagnóstico preciso. Agora, a mãe diz que a febre desapareceu desde a noite anterior, mas que surgiram lesões avermelhadas no peito da criança. Nega outras queixas. Ao exame, constata-se que a criança está ativa, afebril, sem linfadenopatias, com um exantema maculopapular de tipo morbiliforme no tórax. Ausculta respiratória e exame de orofaringe normais. Diante do quadro, qual a hipótese diagnóstica mais provável?

Criança de 08 anos é trazida pela mãe para consulta com o médico na UBS. A mãe relata que o filho tem acordado à noite com quadros de dispneia, motivando idas recorrentes a serviços de pronto-atendimento - no último mês precisou ir três vezes à UPA. Refere que ele tinha episódios semelhantes quando mais novo, mas menos frequentes. Não faz uso de nenhum medicamento regularmente. Ao exame físico, o paciente encontrava-se levemente taquipneico (22 irpm), sem esforço respiratório nem tiragem intercostal, e na ausculta pulmonar percebia-se a presença de sibilos em bases pulmonares. Diante das informações disponíveis, qual das opções abaixo é o melhor esquema terapêutico para o tratamento de manutenção do paciente, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis