Questões sobre Otorrinolaringologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Otorrinolaringologia

A Vertigem de Posicionamento Paroxística Benigna (VPPB) é referida também como vertigem posicional benigna ou vertigem posicional paroxística benigna. Aos 70 anos, 30% dos idosos já apresentaram pelo menos um episódio desta doença. Diante do exposto, analise as afirmativas.

I. Latência: tempo necessário para o cálculo iniciar o movimento desencadeado pela força da gravidade.

II. Curta duração do nistagmo e da vertigem: quando o cálculo atinge o ponto mais inferior do canal semicircular, cessando o estímulo.

III. Fatigabilidade: ocorre reagregação do cálculo, com menor efeito no movimento anormal da endolinfa.

IV. Ineficiência nas manobras lentas: o cálculo se movimenta lentamente sem desencadear qualquer deflecção da cúpula.

As afirmativas cujo mecanismo da canalolitíase é compatível com as características da VPPB são apenas

O nistagmo de posicionamento da Vertigem de Posicionamento Paroxística Benigna (VPPB), por outro lado, pode ser explicado por partículas que flutuam livremente na endolinfa. São características do nistagmo da VPPB, EXCETO:

Sobre a Vertigem de Posicionamento Paroxística Benigna (VPPB), a causa mais comum de vertigem principalmente em idosos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O canal semicircular horizontal é o mais frequentemente acometido (85-95% dos casos), enquanto o canal semicircular posterior é acometido em 5 a 10% dos casos.

( ) O canal semicircular horizontal tem uma abertura mais larga e movimentos de rotação lateral (por exemplo, ao virar na cama durante o sono) que facilitam a saída das partículas.

( ) Na VPPB há inversão do nistagmo, durante as manobras de posicionamento há inversão no sentido do nistagmo ao colocar o paciente sentado.

( ) Na manobra de Dix-Hallpike, quando positiva, o que se observa é um nistagmo com componente vertical para cima e outro componente rotatório batendo no sentido do “ouvido de baixo”.

A sequência está correta em

Em um paciente adulto com ronco e síndrome da apneia-hipopneia obstrutiva do sono com grau mais acentuado da doença (SAHOS moderada a grave), o tratamento de escolha é

Paciente, sexo feminino, 23 anos, com queixa de zumbido pulsátil, unilateral, intermitente, com frequência mais rápida do que o batimento cardíaco. Apresenta crises associadas a quadros de ansiedade. Otoscopia normal.

O diagnóstico mais provável para esse caso é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis