Questões sobre Neuropediatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neuropediatria

Um paciente de 50 anos, do sexo masculino, é internado para investigação de ascite. Uma paracentese é realizada, e o gradiente de albumina entre o soro e o líquido ascítico (“GASA”) é de 1,3 g/dL. Das opções abaixo, a causa mais provável para o quadro clínico é:

Você foi chamado para atender a um adolescente internado na Pediatria. Trata-se de uma menina com lúpus eritematoso sistêmico, com 14 anos e que vinha em uso de corticoterapia prolongada para o tratamento de sua doença de base, mas precisou interromper o uso subitamente em virtude de um quadro de hipertensão arterial refratária aos antihipertensivos. O motivo do parecer é que a paciente vem se queixando de cefaleia com intensidade crescente, predominantemente matinal e associada com vômitos nas últimas 12 horas. Seu exame neurológico evidencia redução da acuidade visual, edema bilateral de papila óptica e paralisia de VI nervo bilateral. O pediatra já solicitou uma ressonância de crânio, cujo resultado foi normal. Dentre as hipóteses diagnósticas abaixo, assinale a mais adequada.

Uma criança de 3 anos vem para o atendimento com queixa de que apresenta despertar noturno frequente.Amãe relata que o paciente senta na cama e grita muito. Permanece de olhos abertos, mas parece que não está consciente e não reage quando estimulado pelos pais. Os episódios duram cerca de 10 minutos e ocorrem semanalmente. Em uma situação como essa, o melhor exame complementar a ser solicitado é:

Um paciente de 11 meses está internado na unidade de terapia intensiva com insuficiência respiratória e se encontra em ventilação mecânica há 2 meses. Seu exame neurológico evidencia atrofia muscular intensa envolvendo musculatura torácica, proximal e distal dos membros e fasciculações. Considerando estas anormalidades no exame neurológico, localize a lesão.

Um paciente de 3 anos e com diagnóstico de Epilepsia Mioclônica Grave da infância – síndrome de Dravet – chega para o atendimento em seu ambulatório com relato de crises mioclônicas frequentes. Considerando a doença de base, qual a droga que deve ser EVITADA nessa situação?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis