Questões sobre Medicina Legal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Legal

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Há indícios clínicos e laboratoriais que permitem o diagnóstico sindrômico de insuficiência cardíaca.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O ICT informado no resultado da radiografia de tórax da paciente em tela está dentro dos limites da normalidade.

Um paciente de 48 anos de idade foi levado ao prontosocorro pela própria filha, que informou que, há cerca de quatro horas, o pai passou a apresentar confusão mental, acompanhada de cefaleia generalizada e intensa (intensidade 8, em escala de 0 a 10), náuseas e vômitos. Foi relatado que o paciente era tabagista 20 maços.ano e hipertenso, em uso de indapamida 1,25 mg/dia, de forma não regular (só usa quando se lembra). Ao exame físico: paciente apresentava-se obnubilado, desorientado no tempo e no espaço, afebril, acianótico, pressão arterial = 210 mmHg x 120 mmHg, frequência cardíaca = 110 bpm, frequência respiratória = 28 irpm, saturação de oxigênio (ar ambiente) = 92%. Sem sinais de localização ao exame neurológico. Ao exame de fundo de olho, constatou-se a presença de edema de papilas ópticas bilateralmente. Sem outras alterações significativas no exame físico. Ao eletrocardiograma: taquicardia sinusal com sinais de sobrecarga ventricular esquerda. Hemograma e dosagem sérica de ureia e creatinina dentro da normalidade. Foi realizada tomografia computadorizada de crânio: sem sinais de acidente vascular encefálico, apenas foi observado discreto edema cerebral difuso.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, o principal diagnóstico de base é a encefalopatia hipertensiva.

Determinada paciente de 56 anos de idade estava na própria casa, que se encontra em reforma, quando uma das paredes que estava sendo desmanchada pelos pedreiros cedeu e a atingiu, prensando a perna direita dela contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível por causa do peso do material. A paciente foi prontamente socorrida pelos pedreiros, que chamaram a ambulância, porém não retiraram a parede de cima da perna dela com medo de machucá-la mais. Essa paciente deu entrada no pronto-socorro levada pelo SAMU, cerca de três horas após o incidente, pois encontrava-se em uma cidade sem hospital e em um local de difícil acesso para a equipe de resgate. À chegada, apresentava rotação externa de tornozelo e pé direitos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Essa paciente apresenta um dos sinais precoces da síndrome compartimental.

Uma paciente de 29 anos de idade, vítima de acidente automobilístico (capotamento após colisão com obstáculo parado, em alta velocidade, sem cinto de segurança), deu entrada no pronto-socorro com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 90 mmHg x 70 mmHg; frequência cardíaca de 125 bpm; frequência respiratória de 32 mrpm; saturação de O2 de 98% em ar ambiente. Na avaliação inicial, o paciente apresentou via aérea permeável e atingiu 14 pontos na escala de coma de Glasgow, perdendo pontos na escala porque se encontrava confuso.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse paciente encontra-se em choque classe III.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis