Questões sobre Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do Trabalho

Por exigências laborais, um indivíduo apresenta estresse mecânico de alguma parte do sistema locomotor, alterações do fluxo sanguíneo, mudanças metabólicas pelo consumo de reservas de energia (depleção do glicogênio) além do acúmulo de metabólitos. Essas alterações podem ser resumidas, do ponto de vista fisiopatológico, como sendo o músculo o local hipersolicitado onde ocorrem modificações histológicas e bioquímicas. Nesse caso,as alterações bioquímicas são fatores determinantes para o aparecimento do seguinte sintoma

Segundo a hipótese biomecânica, vários mecanismos têm sido considerados os causadores da fadiga, dos sintomas álgicos e das demais manifestações apresentadas por trabalhadores. O que determina e justifica a necessidade da abordagem biomecânica das reações dos tecidos moles visando à sua relação com as estruturas afetadas?

Relacionar doenças infecciosas com o trabalho não é uma tarefa simples. Agentes biológicos são geralmente encontrados tanto no ambiente de trabalho como fora dele. Algumas atividades, como as desenvolvidas por profissionais da área de saúde, trabalhadores na agricultura, manipuladores de produtos animais, entre outras, propiciam maior risco de contato com agentes biológicos nocivos. Para se estabelecer relação entre uma doença infecciosa e o trabalho, deve(m)-se considerar

Um indivíduo que trabalha em ambiente com materiais radioativos sofre acidente tendo sido irradiado no corpo inteiro, de forma homogênea. Apresenta, após algumas horas, diarreia sanguinolenta. Considerando-se esse quadro e sabendo-se que a síndrome aguda da radiação (SAR) é basicamente constituída de três fases evolutivas – prodrômica, período de latência e fase clínica – e que cada forma clínica está associada a uma dose de irradiação, pode-se afirmar que:

I - as formas principais de apresentação da SAR desse caso é a gastrointestinal;

II - o quadro apresentado por este indivíduo é de uma forma gastrointestinal que possui o melhor prognóstico;

III - esta forma clínica só é frequente em exposições acima de 80 Gy;

IV - o tratamento eficaz para esta forma clínica deve ser a administração de antibióticos e reposição volêmica.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Nas plantas industriais, um dos agentes nocivos mais presentes é o do Nível de Pressão Sonora Elevado. Para evitar o desenvolvimento de perdas auditivas ocupacionais, é necessário que seja feito um bom trabalho de identificação e controle desse risco. Para tal, é necessário avaliar o Nível de Pressão Sonora do ambiente de trabalho, pelo uso de métodos adequados a cada característica de som e de atividade do trabalhador. Assim, criam-se os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) a fim de que se possam tomar as medidas de controle, seja com o controle na fonte de emissão sonora ou com o uso de EPI bem dimensionado para o empregado. Nesse contexto, sobre a dosimetria do Nível de Pressão Sonora, foram feitas as afirmações a seguir.

I - Para indivíduos com posição de trabalho fixa e som contínuo, é sempre necessário o uso de medição direta com dosimetria estendida a pelo menos um ciclo de trabalho.

II - Para indivíduos com posição de trabalho móvel e com grandes variações no Nível de Pressão Sonora em seu ambiente de trabalho, deve sempre ser feita medição direta com dosimetria estendida à jornada de trabalho.

III - Para sons de impacto, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.

IV - Para sons contínuos, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.

É(são) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis