Questões sobre Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do Trabalho

Uma paciente do sexo feminino, com 60 anos, que procedia a reposição hormonal desde a menopausa aos 50 anos, procurou serviço ambulatorial de ginecologia com queixa de inchaço doloroso de toda a mama esquerda, sem inversão do mamilo, sem nodulação palpável à compressão da mama, e ausência de secreção serosa ou sanguinolenta pelo mamilo. Tecido cutâneo mamário sem pregueamento visível. A mamografia digital revelou pequeno nódulo denso, com cerca de um centímetro, no quadrante superior externo esquerdo, de contornos espiculados e maldelineados.

A hipótese diagnóstica mais provável é que se trate de

Um paciente diabético e insulinodependente, com história de uso irregular de doses intradérmicas de insulina e em curso de estresse agudo ensejado por situação econômico- financeira fragilizada, deu entrada no serviço de emergência com quadro de agitação psicomotora e queixas de dormência, queimação, sensação de pontadas nos membros inferiores, que lhe têm afetado significativamente a qualidade de vida. Refere, ainda, ter observado redução da sensibilidade táctil, térmica e dolorosa nas pernas, inclusive diante de qualquer trauma direto nos membros inferiores.

A hipótese diagnóstica mais provável é que se trate de

Um paciente jovem com história de febre alta (39°C a 40°C), de início abrupto, acompanhada de cefaleia, prostração, dores musculares e articulares, atrás dos olhos e exantema difuso, com prurido. Cinco dias após o início dos sinais e sintomas, ocorreu remissão da febre, mas surgiram manifestações hemorrágicas espontâneas, como epistaxe e petéquias. Escleróticas anictéricas e hipotensão arterial. Ausência de manifestações neurológicas. O hemograma completo revelou plaquetopenia abaixo de 100 mil/milímetro cúbico.

Pela descrição do quadro, a hipótese diagnóstica mais provável é

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) caracterizam um agravo que acomete inúmeras categorias de trabalhadores, tornando-se um grande problema de saúde pública dos tempos atuais.

Com relação a sua etiopatogenia e epidemiologia, tem-se que:

A probabilidade de um indivíduo apresentar hipertensão arterial ao longo de sua vida é de aproximadamente 90%. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, aumentando o risco de desenvolvimento de insuficiência coronária e cardíaca, hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica. A adoção de hábitos de vida saudáveis por todas as pessoas é essencial para a prevenção do desenvolvimento de hipertensão arterial, já que reduzem a pressão arterial, aumentam a eficácia da terapia medicamentosa e diminuem o risco cardiovascular. A combinação de dois ou mais itens no estilo de vida estão associados a melhores resultados no tratamento não medicamentoso.

A combinação de medidas plenamente adequadas à prevenção do desenvolvimento de hipertensão arterial é a seguinte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis