Questões sobre Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do Trabalho

O termo contenção é usado para descrever os métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos em um meio laboratorial onde estão sendo manejados ou mantidos. O objetivo da contenção é reduzir ou eliminar a exposição da equipe de um laboratório, de outras pessoas e do meio ambiente em geral aos agentes potencialmente perigosos.

Assim sendo, quando o empregador promove a proteção da equipe do laboratório e do meio ambiente de trabalho contra a exposição aos agentes infecciosos, através do uso de boas técnicas de microbiologia, de equipamentos de segurança adequados, inclusive vacinas para fornecer elevado nível de proteção pessoal, diz-se que a contenção adotada é do tipo

Os quimioterápicos antineoplásicos somente devem ser preparados em área exclusiva, de acesso restrito aos profissionais envolvidos, devendo dispor de vestiário de barreira com dupla câmara, sala de preparo dos quimioterápicos, local para as atividades administrativas e local exclusivo para estocagem dos medicamentos. A sala de preparo deve possuir Cabine de Segurança Biológica Classe II B2, e, na sua instalação, devem ser previstos suprimento de ar necessário ao seu funcionamento, local e posicionamento, de forma a evitar a formação de turbulência aérea. Devem ser elaborados e disponibilizados aos trabalhadores manuais de procedimentos relativos a limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais. Além disso, todos os profissionais envolvidos devem lavar adequadamente as mãos, antes e após a retirada das luvas.

Essas medidas técnicas de biossegurança se justificam porque os aerodispersóis medicamentosos podem ser absorvidos por vias

Um paciente adulto e eutrófico deu entrada na emergência com quadro clínico atípico caracterizado por manifestações de febre, calafrios, cefaleia, lombalgia, mialgia generalizada, prostração, náuseas e vômitos, e história de adentramento em mata para caminhada ecológica. Sem antecedentes de etilismo. Foi medicado sintomaticamente e orientado. Três dias após, retornou com queixa de ressurgimento da febre, diarreia e vômitos em borra de café. Permaneceu internado para exames, observação e complementação diagnóstica, evoluindo rapidamente para insuficiência hepatorrenal caracterizada por icterícia, oligúria, anúria e albuminúria, acompanhadas de manifestações hemorrágicas: gengivorragia, epistaxe, otorragia, hematêmese, melena, hematúria, sangramentos pontuais nos locais de punção venosa e prostração intensa, além de comprometimento progressivo do sensório, com obnubilação mental e torpor, com evolução para coma e morte.

Diante do quadro descrito, a hipótese diagnóstica mais adequada é

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) caracterizam um agravo que acomete inúmeras categorias de trabalhadores, tornando-se um grande problema de saúde pública dos tempos atuais.

Com relação a sua etiopatogenia e epidemiologia, tem-se que:

Uma paciente do sexo feminino, com 60 anos, que procedia a reposição hormonal desde a menopausa aos 50 anos, procurou serviço ambulatorial de ginecologia com queixa de inchaço doloroso de toda a mama esquerda, sem inversão do mamilo, sem nodulação palpável à compressão da mama, e ausência de secreção serosa ou sanguinolenta pelo mamilo. Tecido cutâneo mamário sem pregueamento visível. A mamografia digital revelou pequeno nódulo denso, com cerca de um centímetro, no quadrante superior externo esquerdo, de contornos espiculados e maldelineados.

A hipótese diagnóstica mais provável é que se trate de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis