Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

#Questão 264558 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Paciente, sexualmente ativa, refere leucorreia esverdeada, densa, espumosa, acompanhada de odor fétido. Informa, ainda, que tal sintomatologia mostra-se exacerbada logo após o período menstrual. O diagnóstico sugere colpite por:

#Questão 264562 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

É de suma importância a escolha conveniente dos antibióticos nas infecções de origem bacteriana. Levando em consideração o micro-organismo e o antibiótico, aponte a alternativa em que a associação está CORRETA.

#Questão 264535 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Com relação à hanseníase, analise, atentamente, as afirmativas dispostas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.

I - O homem é reconhecidamente a única fonte de infecção, embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados (como o tatu, o macaco mangabei e o chimpanzé).

II - O Mycobacterium leprae é um bacilo que pode ser caracterizado pela sua alta infectividade e baixa patogenicidade.

III - A pandemia de AIDS aumentou a incidência de hanseníase em todo o mundo.

IV - As provas cutâneas, como a reação de Mitsuda, têm grande valor diagnóstico.

#Questão 264546 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Paciente de 7 anos de idade, apresenta o seguinte quadro clínico: febre elevada, amigdalite com pontos purulentos, vômitos, eritema generalizado, enantema com petéquias no palato e língua vermelha com hipertrofia de papilas. Os sinais de Pastia e Filatov estavam presentes. Baseado no exposto acima o diagnóstico mais provável, seu agente etiológico e a complicação mais frequente, são, respectivamente:

#Questão 264547 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Baseando-se nos conceitos e critérios de diagnóstico estabelecidos pela Portaria Ministerial 2616, de 12 de maio de 1998, analise as afirmativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.

I - Infecção hospitalar (atualmente denominada de infecção relacionada à assistência à saúde- IRAS) é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

II - Quando, na mesma topografia em que foi diagnosticada infecção comunitária, for isolado um germe diferente, seguido do agravamento das condições clínicas do paciente, o caso deverá ser considerado como infecção hospitalar.

III - Não são consideradas infecções hospitalares as que ocorrem em recém-nascidos cuja transmissão transcorreu pela via transplacentária (por exemplo: rubéola, toxoplasmose e sífilis).

IV - Infecção de sítio cirúrgico em procedimento com colocação de prótese é considerada infecção hospitalar até 1 ano após a cirurgia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis