Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

#Questão 264529 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde dispostas no “Guia Prático de Tratamento de Malária do Brasil(2010)”, considere as alternativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.

I - O tratamento da malária por Plasmodium malariae deve ser realizado com cloroquina e primaquina (exceto em gestante e crianças abaixo de 6 meses).

II - No tratamento da malária por Plasmodium falciparum não complicada, em pacientes no 1º trimestre de gestação, deverão ser utilizados o quinino por 3 dias e aclindamicina durante 5 dias.

III - No tratamento por Plasmodium vivax e P. falciparum podem ser empregados: artemeter + lumefantrina + primaquina (essa não recomendada às gestantes e crianças abaixo de 6 meses).

IV - O tratamento das infecções pelo P. malariae para todas as idades e das infecções por P. vivax ou P. ovale em gestantes e crianças com menos de 6 meses deverá ser realizado com a cloroquina por 3 dias.

#Questão 264530 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Leia atentamente as afirmativas abaixo e marque a alternativa que contenha somente dados epidemiológicos valorizáveis na anamnese de um paciente com suspeita de síndrome cardiopulmonar por hantavírus.

I - Procedência de área rural onde trabalha como geólogo.

II - Criação de camundongos e hamsters no domicílio.

III - Trabalho recente em demolição de galpão para armazenamento de grãos.

IV - Habitação temporária em moradia que se encontrava fechada por meses.

V - Atividade laboral como veterinário.

#Questão 264532 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Com relação à febre amarela, considere as alternativas abaixo e marque, em seguida, a opção CORRETA.

I - O agente etiológico é um arbovírus, pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e é constituído de RNA de fita simples.

II - A vacina da febre amarela é composta por vírus vivo atenuado, sendo a mais importante medida de controle.

III - O diagnóstico laboratorial da febre amarela baseia-se em metodologias sorológicas, com pesquisa de anticorpos IgM e IgG sendo que os testes para isolamento viral e de detecção de ácido nucleico também podem ser utilizados para pacientes que estejam em uma fase precoce da doença.

IV - O quadro clínico típico é caracterizado por manifestações de insuficiência hepática e renal, tendo em geral apresentação bifásica, com um período inicial prodrômico (infecção) e um toxêmico, que surge após uma aparente remissão e, em muitos casos, evolui para óbito em, aproximadamente, 7 dias.

#Questão 264548 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Na espondilite tuberculosa, também conhecida como Doença ou Mal de Pott, qual o seguimento da coluna vertebral com maior incidência de acometimento?

#Questão 264556 - Medicina, Infectologia, NUCEPE, 2011, FMS/PI, Médico Infectologista

Aponte a alternativa que mostra, respectivamente, o primeiro marcador viral a surgir e o que mais tardiamente aparece nos casos não complicados de hepatite aguda pelo vírus B.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis