Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Mulher idosa, com tireoidite de Hashimoto de longa duração do tipo não Hodgkin, foi diagnosticada com linfoma primário de tireoide. 

O LPT, geralmente, se manifesta como  

Paciente com sinais puberais antes dos 9 anos, testosterona aumentada, gonadotrofinas baixas. Apresenta testículos prépúberes, história de exposição androgênica negativa, SDHEA elevado.
À TC ou à RM de abdome e pelve, para diagnóstico diferencial de puberdade precoce periférica, espera-se o seguinte achado: 

Homem de 58 anos, portador de diabetes mellitus tipo 2 há seis anos, realiza consulta médica de acompanhamento. Encontra-se em uso de metformina, sinvastatina e losartana potássica.
Sua pressão arterial é de 140/80mmHg; glicemia (jejum) = 142mg/dL; sódio sérico = 140mmol/L; potássio sérico = 5,2mmol/L; ureia e creatinina no soro dentro dos valores de referência; microalbuminúria de 360mg/24 horas.
A esse respeito, é correto afirmar que

Paciente de 57 anos, masculino, portador de diabetes mellitus tipo 2l, comparece a uma consulta de acompanhamento clínico. No exame físico, sua pressão arterial é de 150/95mmHg e o índice de massa corporal se encontra em 32Kg/m². O restante do exame físico está normal. Um teste de fita para pesquisa de elementos anormais na urina foi negativo para hemoglobina e 1+ para proteína.
Os demais exames solicitados para o controle do paciente forneceram: glicose (jejum) = 136mg/dL; ureia = 66mg/dL; creatinina = 1,6mg/dL; potássio = 4,2mmol/L; sódio = 142mmol/L; relação albumina/creatinina em spot urinário = 95mg/g.
O médico, além de enfatizar a necessidade de modificar o estilo de vida para melhor controle do diabetes, indicou, como tratamento de primeira linha para a hipertensão arterial, o

#Questão 1038930 - Medicina, Endocrinologia, IBADE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Médico Estratégia de Saúde da Família

A Doença de Graves é uma comum causa do hipertireoidismo. Trata-se de um processo autoimune, em que a secreção de hormônio tireoidiano ocorre de forma excessiva e independente.

FONTE: VILAR, L. Endocrinologia Clínica. 6ª edição. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2016.

A respeito da patogênese dessa doença, pode-se afirmar que é causada por:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis