Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

O uso de espironolactona está associado ao desenvolvimento de ginecomastia, os possíveis mecanismos de ação para esse efeito são:
I. Bloquear síntese androgênica. II. Bloquear ação androgênica. III. Deslocar estrogênio da proteína carreadora. IV. Estimular síntese de estrogênio.
Quais estão corretos?

Em relação ao desenvolvimento da puberdade, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Meninas têm o estirão do crescimento com início logo antes da telarca, já os meninos têm mais tardiamente, quando o volume testicular se encontra entre 10 a 12 ml. ( ) Surgimento de pelos pubianos precede a telarca na maioria das meninas, porém o primeiro sinal verdadeiro de puberdade é o surgimento do broto mamário. ( ) Puberdade precoce central é considerada idiopática na maioria das meninas, e o contrário ocorre nos meninos, tendo como causas principais as lesões do sistema nervoso central. ( ) Neurofibromatose tipo 1 causa puberdade precoce central, enquanto Síndrome de McCune Albright causa puberdade precoce periférica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Paciente com 7 dias de vida apresenta genitália feminina e evolui com desidratação. Aos exames laboratoriais, apresenta hiponatremia, hipercalemia, renina e aldosterona elevadas. Não respondeu ao tratamento com hidrocortisona ou fludrocortisona. A principal hipótese diagnóstica é:

#Questão 887684 - Medicina, Endocrinologia, FSPSS, 2020, FSPSS, Médico Especialista Ginecologista

Paciente 50 anos, obeso, diabético e hipertenso em uso de metformina 850mg 3x dia e enalapril 20mg 2x dia.Refere muk a tosse desde o início do tratamento. Trouxe exames mostrando: glicemia de jejum 350mg/d1,Hb glicada: 8,0, creat 0,9mg/d1, Na 140 e K:6,0 meq/I. A conduta mais adequada seria:

Sobre o Diabetes Mellitus, assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas CORRETAS:
I. Diabetes tipo I é causada pela destruição autoimune das células Beta pancreáticas, causando deficiência absoluta de insulina. II. Diabetes tipo II causada pela destruição autoimune das células Beta pancreáticas, causando deficiência absoluta de insulina. III. Em um paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia, uma glicemia ao acaso maior ou igual a 200mg/dL já é critério diagnóstico de Diabetes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis