Questões sobre Clínica Médica Humana

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Médica Humana

Uma paciente de 20 anos, negra, procura o AMEI com queixa de febre até 40,5°C, associada a calafrios e seguida de sudorese profusa, principalmente no período vespertino e início da noite, há 3 dias, não retornando à linha de base com o uso de antitérmicos (37,5-38,2°C).

Há 2 dias, iniciou com tosse produtiva e escarro purulento, dor ventilatório-dependente na base do hemitórax direito, mialgias difusas e astenia.

Ao exame físico, chama a atenção a febre aferida de 38,5°C, FR de 28 irpm, FC de 120 bpm, PA de 100/50 mmHg, crepitações finas na base do hemitórax direito.

Qual o diagnóstico sindrômico? 

Mãe traz o filho para consulta e logo o médico suspeita de o menino ser respirador bucal, já que ele apresenta:
I. Aumento vertical do terço inferior da face II. Arco maxilar estreito III. Má oclusão dentária (mordida aberta, incisivos superiores protruídos) IV. Lábio inferior evertido
São alterações decorrentes da respiração bucal prolongada

Analise as situações a seguir.
I. Integralidade: Paciente do sexo feminino, 18 anos de idade, vem à consulta para trazer resultado de hemograma para controle de cura de anemia, e, durante a anamnese, relata vida sexual ativa, mas nega uso de métodos anticoncepcionais. São realizadas orientações e prescrições relativas à anemia e também ao planejamento familiar. II. Acesso / primeiro contato: Numa pequena cidade do litoral do Espírito Santo, em reunião local de saúde, um representante da comunidade solicita a alteração do horário de funcionamento do centro de saúde em alguns dias da semana para facilitar as consultas dos pescadores. III. Coordenação: Paciente portador de diabetes mellitus tipo 2 há 10 anos comparece à consulta com queixa de piora da visão e é encaminhado para avaliação oftalmológica e para a avaliação dos pés.
São exemplos de atributos da Atenção Primária à Saúde

Homem de 58 anos de idade, hipertenso, tabagista, retorna para renovar prescrição de enalapril. Ele está assintomático, a pressão arterial aferida é de 160 x 100 mmHg e o IMC = 33 kg/m2 . O paciente tem se mostrado resistente em adotar as modificações de estilo de vida propostos e feito uso irregular do anti-hipertensivo prescrito. Apresenta os seguintes exames complementares, realizados recentemente:
Teste oral de tolerância à glicose: glicemia em jejum = 128 mgdL e após 75 g de dextrosol: 233 mgdL Colesterol total = 260 mgdL (HDL = 37 mgdL; Triglicerídeos = 220 mgdL)
Estão indicados como terapia para esse paciente:

Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade, vem percebendo diminuição de libido e disfunção erétil nos últimos seis meses. Nega uso de medicamentos crônicos ou doenças conhecidas. Fez uso de inibidores da fosfodiesterase, sem boa resposta. O exame físico é normal, e os testículos não apresentam alterações à palpação. Realizou os seguintes exames laboratoriais: testosterona total = 188 ng/dL (VR = 241 - 827), testosterona livre calculada = 1,91 (VR = 2,62 a 16,7), LH = 2,2 mUI/mL (VR = 1,5 e 9,3), FSH = 4,11 mUI/mL (1,4 - 13,8).
Qual deve ser o próximo passo da investigação?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis