Questões sobre Cirurgia Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia Geral

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto à realização de procedimentos cirúrgicos que, essencialmente, podem ser feitos pelo médico de família e comunidade no ambito da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira.

O médico de família e comunidade conhece _________________ dos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, além de realizar _________________, _________________ e _________________. Realiza procedimentos de urgência, como _________________, ______________, _________________ e _________________. Realiza _________________ e _________________.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A infecção cirúrgica é possibilidade sempre presente em qualquer intervenção. Sua ocorrência depende de múltiplos fatores. A exata conceituação e a avaliação rigorosa de sua incidência são fundamentais para que possam ser identificados eventuais desvios das normas ou a eficácia de medidas adotadas para preveni-las. Fatores determinantes das infecções em feridas cirúrgicas:
I. Hospedeiro – Talvez seja o fator mais importante de todos. Indivíduos hígidos têm sabidamente menor incidência de infecção. A desnutrição, a associação de doenças sistêmicas, o tempo de hospitalização antes da cirurgia, a presença de infecções prévias nas vias urinárias, pulmões, cateteres, pele, etc., são todos fatores que desempenham papel importante no aparecimento de infecção cirúrgica. II. Agente – Obviamente, para acontecer infecção, deve existir o agente. Apesar de sabermos que ele está constantemente presente no ambiente hospitalar e que, via de regra, são cepas selecionadas e multirresistentes aos antimicrobianos, evitar que exista qualquer contato do hospedeiro com esses microorganismos é praticamente impossível. A incidência da infecção, entretanto, tem relação direta com o número de bactérias e a freqüência dos contatos. III. Disseminação hematogênica de focos de infecção já existentes, urinário, pulmonar, tegumentar, etc. V. Durante os curativos pós-operatórios. A barreira natural da pele está comprometida e, principalmente nos dois primeiros dias pósoperatórios, é ponto vulnerável.
A sequência correta é:

Acerca das normas mínimas para o funcionamento de consultórios médicos e dos complexos cirúrgicos para procedimentos com internação de curta permanência, analise as afirmativas a seguir:
I. A unidade tipo II deve ser dotada de unidade de complexo cirúrgico. II. A unidade tipo I deve estar habilitada a realizar pequenos procedimentos, sem necessidade de internação, mas com sedação leve e fonte de oxigênio disponível. III. A unidade tipo III realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade em salas apropriadas e dispensa a necessidade de exames de radiologia.
É correto o que se afirma

A fasciíte necrosante inicia-se geralmente como ferida cirúrgica do abdômen e dissemina-se lateralmente para os flancos, até a linha de mamilo e desce para a região inguinal e possui como agente etiológico:

#Questão 884848 - Medicina, Cirurgia Geral, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Grupo 003 Grupo 004

Um paciente de 21 anos de idade fez uma cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral. Evoluiu bem, porém, com 10 semanas de pós-operatório, apresentada ferida operatória com elevação de seus bordos, de forma desorganizada e crescimento lento e além das bordas da ferida.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


A injeção de esteroides diretamente no queloide tem maior benefício no início do curso do queloide.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis