Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

A Insuficiência Cardíaca pode ser determinada de acordo com a fração de ejeção (preservada, intermediária e reduzida), a gravidade dos sintomas (classificação funcional da New York Heart Association ? NYHA) e o tempo e progressão da doença (diferentes estágios). (Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2018) Na Insuficiência Cardíaca são sintomas típicos e sinais mais específicos da doença, EXCETO:

Analise as afirmativas a seguir: I. O objetivo da Terapia de Reposição de Nicotina é oferecer a nicotina sem o uso de tabaco e assim aliviar os sintomas de abstinência, quebrando o comportamento de consumo de cigarros relacionado à dependência física. A dose da reposição baseia-se no grau de dependência de nicotina e, principalmente, no consumo diário de cigarros. Nas semanas iniciais, a dose de nicotina deve ser aproximada do consumo diário de cigarros e ser gradativamente reduzida nas semanas seguintes, uma vez que os sintomas de abstinência tendem a diminuir. II. A furosemida é o principal diurético utilizado na Insuficiência Cardíaca, devendo ser utilizado de forma intensa e com início precoce, para promover a descongestão de forma eficaz. A furosemida deve ser administrada por via intravenosa, na dose inicial de 20 a 40 mg, em bólus, em pacientes que não vinham em uso prévio desse medicamento e naqueles com uso crônico. Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. O reinfarto é descrito como um Infarto Agudo do Miocárdio que ocorre dentro de 28 dias do infarto incidente. Se ocorrer após 28 dias, é considerado recorrente. Nessa situação, não é recomendado o uso de CK-MB, sendo as troponinas os marcadores de escolha. Medidas seriadas de troponinas devem ser obtidas (no momento dos sintomas e no período de 3 a 6 horas após), sendo considerado reinfarto um incremento de 20% relativo entre essas medidas.

II. A utilização de instrumentos não esterilizados que cortam não é um fator de risco para a transmissão do HIV.

III. Para o controle bacteriológico, é fundamental a realização de baciloscopia mensal nos casos de tuberculose pulmonar para o monitoramento da efetividade do tratamento. Esperase a negativação da baciloscopia a partir do final da segunda semana de tratamento. Entretanto, pacientes podem persistir com baciloscopia positiva sem que isso signifique falha terapêutica. Pacientes com baciloscopia positiva ao longo do tratamento ou que positivam após negativação devem ser avaliados quanto à adesão, falência e/ou resistência.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas.

II. A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica simples, de caráter não sistêmico, definida como disfunção cardíaca, que ocasiona adequado suprimento sanguíneo para atender às necessidades metabólicas tissulares, na presença de retorno venoso anormal, ou fazê-lo somente com baixas pressões de enchimento.

III. Nos pacientes críticos, a infusão endovenosa contínua de insulina é o método mais aceito de tratamento para a hiperglicemia no ambiente hospitalar. Porém, após a estabilização do quadro clínico, deve-se proceder à transição do esquema de insulina endovenosa para a via subcutânea, utilizando-se o equivalente a 60 a 80% da dose total infundida nas últimas 6 horas de infusão, preferencialmente da noite, quando o paciente não se alimentou, e multiplicar por 4, para o cálculo da dose diária total de insulina (DDTI). A bomba de infusão endovenosa de insulina deve ser desligada somente após o período de 2 a 4 horas do início da aplicação de insulina basal, a fim de evitar o rebote hiperglicêmico decorrente da suspensão da aplicação endovenosa.

Marque a alternativa CORRETA:

Ao longo dos anos, observa-se em todo o mundo, uma crescente elevação da expectativa de vida e, ao mesmo tempo o incremento de incidência de casos de insuficiência cardíaca (IC).


Em relação a essa síndrome clínica, julgue o item a seguir.
A dosagem dos hormônios tireoidianos e o hemograma são úteis na avaliação de um paciente com suspeita de IC.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis