Questões sobre Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anestesiologia

Assinale a alternativa que apresenta a terapêutica antimicrobiana menos indicada para o tratamento de infecção urinária na gravidez.

Com atraso menstrual de seis semanas, uma paciente apresentou discreto sangramento vaginal. Ao exame especular, notou-se pequena quantidade de sangue coletado em fórnice vaginal posterior, sem sangramento ativo. Realizou-se, ainda, beta hCG quantitativo com valor de 3.457 mUI/mL, USG transvaginal, que mostrou eco endometrial heterogêneo com 20 mm de espessura, e imagem hipoecoica adjacente ao ovário direito de 2,7 cm de diâmetro, além de mínima quantidade de líquido livre na cavidade pélvica.

Nesse caso hipotético, é correto afirmar que

Sem ter realizado pré-natal, uma gestante procurou atendimento médico, na quadragésima semana de gestação, porque não sentia a movimentação fetal há um dia. Ao exame, apresentava pressão arterial de 120 x 80 mmHg, dextro de 210 mg/dL, altura uterina de 42 cm, dinâmica uterina ausente, colo impérvio e batimentos cardíacos fetais não audíveis. O óbito fetal foi confirmado com ultrassonografia.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Uma primigesta de 35 semanas, com elevação de pressão arterial nas últimas duas semanas, chegou ao PS com queixa de náuseas há duas horas, acompanhada de dor epigástrica em cólica, contínua e progressiva. Ao exame, apresentava PA de 140 x 90 mmHg, frequência cardíaca de 90 bpm, frequência respiratória de 14 ipm e dor à palpação da região epigástrica. Ao exame obstétrico, notou-se altura uterina de 28 cm, dinâmica uterina ausente, colo grosso posterior e impérvio e batimentos cardíacos fetais presentes, com frequência de 128 bpm. A cardiotocografia revelou boa vitalidade fetal.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Uma paciente de quarenta anos de idade que está em sua quarta gestação, desta vez gemelar, com idade gestacional de 29 semanas e cinco dias, chegou ao PS com queixa de vômitos e intolerância alimentar de piora progressiva há onze dias. Possui antecedente de dois partos normais e um abortamento. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, hipocorada, desidratada ++/4+, ictérica ++/4, acianótica, com temperatura de 36,8 ºC, pressão arterial de 110 x 70 mmHg, consciente e orientada. Ao exame obstétrico, notou-se altura uterina de 32 cm, batimentos cardíacos fetais presentes, com frequência de 133 bpm para ambos os fetos, e dinâmica uterina ausente. Exames complementares revelaram: Hb de 14,5 g/dL; Ht de 39%; leucograma de 16.600/mm3; plaquetas 120.000 mm3; urina 1 normal; coagulograma com TTPA > 120 s; TP de 17,30 s; INR de 2,95; AP de 34%; DHL de 467 U/L; amilase de 45 mg/dL; TGO de 91 mg/dL; TGP de 127 mg/dL; bilirrubinas totais de 10,2 mg/dL; bilirrubina direta de 8,08 mg/dL; bilirrubina indireta de 2,21 mg/dL; ureia de 40 mg/dL; glicemia de 58 mg/dL; HbsAg não reagente; e anti-HbsAg reagente.

Nessa situação, a hipótese mais provável e a conduta a ser tomada são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis