Questões de Medicina do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2025

#Questão 1083031 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Cardiologia)

        Uma paciente de 78 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, em uso de metformina e losartana, será submetida a uma colecistectomia videolaparoscópica. Nega sintomas cardiovasculares, mesmo em corridas de rua de até 5 km, que ainda pratica. Ela também está em uso de anlodipino 5 mg, uma vez ao dia, atenolol 25 mg, uma vez ao dia, metformina 1.000 mg, duas vezes ao dia, e rosuvastatina 20 mg, uma vez ao dia.

Acerca da avaliação cardiovascular perioperatória da paciente em questão e em outros casos, julgue o item a seguir.


O uso da clonidina está associado a um aumento significativo de bradicardia e hipotensão perioperatória em caso de descontrole da pressão arterial e falta de tempo hábil para seu controle efetivo.

#Questão 1083928 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Enfermagem do Trabalho

Julgue o item seguinte, referente a educação sanitária, técnicas de ensino e orientação sobre saúde e segurança, bem como a prevenção de doenças, incluindo-se as infecciosas e profissionais.


As situações de exposição ao HIV requerem atendimento de urgência ao paciente, devido à necessidade de início precoce da profilaxia, que deve ser realizada no período de até 72 horas da exposição, para maior eficácia da intervenção; caso o atendimento ocorra após 72 horas da exposição, não se indica a quimioprofilaxia com antirretrovirais. 

Ter um sistema universal, que é referência em rede assistencial, e contar com uma grande experiência no enfrentamento de epidemias deveriam proporcionar ao Brasil, onde aproximadamente 80% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vantagem no combate à covid-19. A partir dessas informações, julgue o item a seguir.

A prevenção de doenças como tuberculose e certas neoplasias por meio de procedimentos de diagnóstico e rastreio e, consequentemente, de tratamento, foi comprometida durante a pandemia. 

Julgue o item que se segue, referentes à clínica médica e conduta médico‐pericial nas áreas de cardiologia, ortopedia e psiquiatria.

A síndrome de insuficiência cardíaca congestiva é considerada cardiopatia grave caso se observem sinais de disfunção ventricular, tontura, síncope, precordialgia, fração de ejeção < 50%, bem como dilatação e hipocontratilidade ventricular verificadas no estudo hemodinâmico ou ecocardiograma.

Um segurança particular de 49 anos de idade sofreu infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso, tendo sido submetido a tratamento conservador. Retornou ao trabalho assintomático e em condições clínicas satisfatórias após 30 dias de afastamento e, passados seis meses do IAM, teve insuficiência cardíaca classe funcional III (NYHA). Na ocasião, foi afastado do trabalho e submetido a cateterismo cardíaco, cujo resultado revelou disfunção ventricular esquerda severa, oclusão proximal da artéria descendente anterior e lesões graves das artérias coronárias direita, circunflexa e diagonal, todas sem condições técnicas de revascularização miocárdica. Ele permaneceu em licença para tratamento de saúde desde então. Após três anos do IAM, o paciente ainda se queixava de dispneia aos mínimos esforços, a despeito de tratamento clínico otimizado, e o resultado do ecocardiograma apresentou FE = 36%. No último mês, apresentou dois episódios de síncope sem pródromos. 
Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Recomenda-se notificar o serviço médico do departamento de trânsito, em razão do quadro atual poder interferir na condução de veículos automotores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis