Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

Uma gestante com trinta e seis semanas completas de idade gestacional, sem trabalho de parto foi admitida em um hospital com o seguinte quadro clínico: membranas amnióticas íntegras; feto em apresentação pélvica; ausência de sangramentos ou complicações maternas no período pré-natal. O médico constatou que o feto apresentava boas condições de vitalidade. O obstetra do pré-natal tentou realizar a manobra de versão cefálica externa mediante o consentimento da paciente.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.

A conduta do obstetra está de acordo com as diretrizes atuais do Ministério da Saúde.

Com relação à assistência ao trabalho de parto e às complicações materno-fetais associadas ao manejo do parto, julgue os itens que se seguem. Nos casos de distocia de ombro, a compressão suprapúbica materna deve ser evitada, pois, normalmente, não se consegue deslocar o ombro impactado, o que pode provocar lesões em tecidos maternos e fetais.

Com relação à assistência ao trabalho de parto e às complicações materno-fetais associadas ao manejo do parto, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Durante o trabalho de parto de uma gestante, foi realizada uma cardiotocografia, cujo traçado de vinte minutos de duração mostrou os seguintes parâmetros da frequência cardíaca fetal: linha de base de 160 bpm, mantida em todo o traçado; variabilidade com amplitude de cerca de 10 bpm em relação à linha de base; presença de desacelerações precoces com duração de dez segundos; ausência de desacelerações tardias e de acelerações. Assertiva: Nesse caso, é correto afirmar que existe sofrimento fetal agudo em fase inicial, o que torna necessário antecipar parto.

No que se refere à reprodução humana, seu manejo e suas disfunções, julgue os próximos itens. De acordo com a legislação brasileira, uma paciente de vinte e sete anos de idade, gestante de baixo risco, pode ser submetida a laqueadura tubária durante a segunda cesariana, desde que tenha um termo de consentimento esclarecido — assinado pelo menos sessenta dias antes do parto — e acompanhamento com equipe multidisciplinar.

No que se refere à reprodução humana, seu manejo e suas disfunções, julgue os próximos itens. Os contraceptivos orais combinados são contraindicados em mulheres portadoras de cardiopatias cianóticas, bem como nas portadoras de hipertensão arterial pulmonar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis