Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

Um paciente, com sessenta e três anos de idade, assintomático, com relato de presença de constrições arteriolares focais à oftalmoscopia, foi encaminhado a um centro clínico pelo oftalmologista. Ao exame físico constatou-se pressão arterial de 132 mmHg × 84 mmHg (sentado, média de três medidas), frequência cardíaca de 62 bpm, e sem outras anormalidades. Esse paciente retornou em mais duas ocasiões diferentes com pressão arterial abaixo de 140 mmHg × 90 mmHg. Os exames complementares foram normais, exceto a monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24 horas (MAPA), que revelou médias da pressão arterial de 146 mmHg × 92 mmHg durante a vigília e 132 mmHg × 84 mmHg durante o sono.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.

Trata-se de um caso de hipertensão arterial mascarada ou hipertensão do jaleco branco reversa.

Julgue os itens seguintes, referentes à insuficiência cardíaca (IC). Com vistas à redução de mortalidade, deve-se recomendar o uso da espironolactona na IC com fração de ejeção preservada.

Julgue os itens seguintes, referentes à insuficiência cardíaca (IC). A detecção da pressão venosa elevada e a presença de terceira bulha são sinais de alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da IC, e permitem diferenciar o modelo fisiopatológico da IC com elevada acurácia.

Julgue os itens seguintes, referentes à insuficiência cardíaca (IC). Entre os efeitos causados pela aldosterona estão a estimulação da produção de fibroblastos e o aumento do teor da fibrose miocárdica, perivascular e perimiocítica; a disfunção cardíaca; e a modulação do equilíbrio da fibrinólise, visto que a aldosterona aumenta o PAI-1 (inibidor do ativador do plasminogênio).

Uma paciente de sessenta e cinco anos de idade, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), compareceu a consulta de rotina uma semana após ter recebido alta hospitalar. Ela havia passado pela segunda internação por insuficiência respiratória e exacerbação da DPOC nos últimos seis meses. A paciente reclamou de dispneia aos esforços habituais. Os resultados dos exames clínico e laboratoriais não mostraram alterações significativas. A gasometria em ar ambiente revelou pH = 7,40; pCO2 = 42 mmHg; HCO3 = 25 mEq/L; BE = -2 mEq/L; pO2 = 54 mmHg; e SO2 = 86%.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Deve-se prescrever para a paciente do referido caso clínico a oxigenoterapia de longa duração, tratamento conhecido por melhorar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes hipoxêmicos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis