Questões de Medicina do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2015

O exame de rastreio (screening) para o câncer de colo uterino é o citopatológico, que deve ser colhido periodicamente na população alvo. Sobre as alterações benignas, que não demandam investigação, devendo‐se seguir a rotina de rastreamento citológico, analise.

I. Resultado indicando radiação.

II. Metaplasia escamosa imatura.

III. Inflamação sem identificação do agente.

IV. Reparação.

Estão corretas as alternativas

Sobre o rastreamento do câncer de colo uterino, analise as afirmativas a seguir.

I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o citopatológico. Deve ser realizado de três em três anos, após dois exames negativos com intervalo anual.

II. O rastreamento deve ser iniciado a partir dos 35 anos para mulheres que já tiveram atividade sexual.

III. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.

IV. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve‐se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

Estão corretas as afirmativas

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também aqui no Brasil. É um processo contínuo durante o qual ocorre declínio progressivo de todos os processos fisiológicos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. As causas não estão bem definidas, porém estudos epidemiológicos revelam associação de catarata à idade. Assim, estima‐se que 10% da população norte‐americana têm catarata e que esta prevalência aumenta em 50% no grupo etário de 65 a 74 anos, enquanto em pessoas acima de 75 anos a incidência aumenta para 75%. São fatores de risco que podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, EXCETO:

A incidência da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) aumenta com a idade, passando de, em média, um caso para cada 1 milhão de crianças nos primeiros dez anos de vida, a um caso em cada 100 mil indivíduos aos 50 anos e, ainda, a um caso em cada 10 mil indivíduos acima de 80 anos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diagnóstico de LMC depende da demonstração do cromossomo Filadélfia (22q‐) resultante da translocação t(9; 22) (q34; q11), e/ou o rearranjo do BCR‐ABL no sangue periférico ou nas células da medula óssea.

( ) Em pacientes com LMC em tratamento com imatinibe por seis meses, o número de transcritos b2a2 (e13a2) é mais baixo quando comparado ao número de transcritos b3a2 (e14a2), sugerindo maior sensibilidade do transcrito b2a2 (e13a2) ao Imatinibe, e consequente melhor prognóstico.

( ) O imatinibe produz maior benefício do que o nilotinibe no tratamento em primeira linha de pacientes com LMC em fase crônica, no que se refere aos parâmetros de resposta molecular, citogenética e hematológica, bem como em relação à progressão da doença.

( ) A análise citogenética pode ser utilizada como exame de escolha para monitoramento de pacientes com LMC, em fase crônica, em tratamento com imatinibe. A recaída nos pacientes que obtiveram resposta citogenética pode ocorrer em 2,5% dos casos, em 24 meses.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis